04 dezembro 2024

SAE YOUNG 3.4

QUESTÃO 1

The world in 2100

The world population will have reached 8.5 billion in 2030, and to increase further to 9.7 billion in 2050 and 10.4 billion by 2100. As with any type of projection, there is a degree of uncertainty surrounding these latest population projections. These figures are based on the medium projection variant, which assumes a decline of fertility for countries where large families are still prevalent, as well as a slight increase of fertility in several countries with fewer than two children per woman on average. Survival prospects are also projected to improve in all countries.

Disponível em: https://www.un.org. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

O texto descreve uma ação a ser finalizada num tempo previsto no futuro. O excerto que sinaliza essa previsão é

a) population will have reached 8.5 billion.

b) there is a degree of uncertainty.

c) latest population projections.

d) assumes a decline of fertility.

e) Survival prospects are also projected.

 

QUESTÃO 2

What is eco-anxiety and how can we overcome it?

Wildfires, floods, droughts – over the past few years, more and more extreme weather events and natural disasters have been attributed to climate change. And things are only predicted to get worse.

Given this apocalyptic outlook, it is hardly surprising that some people feel overwhelmed by anxiety about our prospective future. But how widespread is this eco-anxiety, and what can we do to overcome it?

There is no formal definition of eco-anxiety, also sometimes called climate anxiety. The Climate Psychology Alliance – a collection of therapists and researchers interested in the psychological impact of the climate crisis – describes it as “heightened emotional, mental or somatic [bodily] distress in response to dangerous changes in the climate system”.

Disponível em: https://www.newscientist.com. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

De acordo com o texto, a ecoansiedade é um(a)

a) reação natural às previsões positivas sobre o futuro do clima.

b) transtorno psicológico definido por especialistas em saúde mental.

c) preocupação temporária que pouco afeta o bem-estar a longo prazo.

d) forma de angústia emocional e física resultante das mudanças climáticas.

e) condição psicológica comum entre pessoas que experienciam desastres naturais.

 

QUESTÃO 3

“A ruined planet cannot sustain human lives in good health. A healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.” Dr. Margaret Chan, Executive Director of the World Health Organization.

Disponível em: https://www.who.int. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

A frase que adequadamente reporta o excerto é:

a) A healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.

b) Dr. Margaret Chan tells a healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.

c) Dr. Margaret Chan said: ‘a healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.

d) Dr. Margaret Chan told me a healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.

e) Dr. Margaret Chan said that a healthy planet and healthy people are two sides of the same coin.

 

QUESTÃO 4

Jen: Hello, and welcome to The English We Speak. I’m Jennifer, and with me in the studio is... yawn... Helen.

Helen: Hi Jen... are you a bit tired?

Jen: Oh yes, I really am. I’ve been here since seven this morning – I think I’m ready to call it a day now. 

Helen: What do you want to call it? Monday? Tuesday?

Jen: Oh no, I don’t mean...

Helen: How about Saturday? That’s my favourite day. Or we could call it a new day altogether. What about Cake-day! Or Coffee-day.

Jen: I don’t want to rename the day. In English, if you’re ready to call it a day, it means that you want to finish wha- tever you’re doing – and usually go home.

Helen: So you want to call it a day now? We haven’t fini- shed the programme yet.

Disponível em: www.bbc.co.uk. Acesso em: 30 ago. 2024.

 

A expressão “call it a day” que se repete no diálogo indica uma

a) sugestão de mudar o nome do dia.

b) decisão de começar uma nova atividade.

c) intenção de finalizar uma atividade ou tarefa.

d) vontade de prolongar o trabalho até mais tarde.

e) necessidade de reorganizar a programação do dia

 

QUESTÃO 5

A hipótese mais plausível é que o uso de trem, no dialeto mineiro, para se referir a um “comboio ferroviário” tenha relação com essa “mania” de chamar tudo de “trem”, mais antiga que a própria linha férrea construída em meados de 1904. Ela teve seu auge nos anos 50 e 60, e ainda se faz muito presente no imaginário popular ligado à cultura mineira. Tem até aquele ditado de que “mineiro não perde o trem” e a piadinha do “pega os trem (importante ressaltar que raramente usamos o plural neste contexto) que lá vem a coisa” (ou, no caso, o “trem de ferro”).

BLOG BENDIZÊ. Disponível em: https://blog.bendize.com.br. Acesso em: 18 jul. 2024. (Adaptado)

 

Considerando o objetivo do texto, a piada narrada explicita o(a)

a) imprecisão do termo discutido.

b) abandono das normas gramaticais.

c) ausência de concordância nominal.

d) sentido conotativo assumido por “trem”.

e) sentido metonímico expresso pelo termo.

 

QUESTÃO 6

mestre Murilo Mendes tua poesia são

os sapatos de abóboras que eu calço

nestes dias de verão.

negócio de bruxas.

o sol caía na marmita do

adolescente da lavanderia.

você veria isto com

seu olhar silvestre.

um murro bem dado no vitral

que eu mais adoro. 

PIVA, Roberto. Disponível em: https://www. poesiaprimata.com. Acesso em: 19 jul. 2024.

 

A metáfora conformada no segundo verso se incorpora com o sentido global do poema de Roberto Piva, pois

a) compara as perspectivas subjetivas observáveis nos poetas.

b) presta uma homenagem solene à poesia de Murilo Mendes.

c) satiriza natureza representada na poética de Murilo Mendes.

d) representa o verão escaldante para comparação de experiências.

e) expressa a experiência fantástica compartilhada com Murilo Mendes.

 

QUESTÃO 7

É comum ouvirmos expressões como “prestar contas ao leão” para designar o pagamento do Imposto de Renda. Também é fato: quase sempre que lemos algo sobre ele em uma revista ou jornal, por exemplo, sempre vemos a imagem do felino. Tudo isso começou em 1979, quando a Receita Federal decidiu criar uma campanha publicitária para divulgar o tributo. Após a análise de muitas propostas, decidiu-se que a imagem do leão era ideal para a campanha: um animal justo, leal e forte e, embora não ataque sem avisar, é manso, mas é não bobo.

Disponível em: https://repositorio.unesp.br/ Acesso em: 16 set. 2024.

 

A expressão citada no texto, “prestar contas ao leão”, utiliza-se de

a) fantasia, utilizando os recursos da fábula.

b) metáfora, modificando o sentido de “prestar”.

c) ludicidade, comparando o imposto ao animal.

d) metonímia, representando os animais por uma espécie.

e) prosopopeia, personificando o leão do Imposto de Renda.

 

QUESTÃO 8

Se o planeta esquentar apenas dois graus, o que acontecerá com certeza, o nível do mar vai aumentar cinquenta centímetros. Sabe aquela cidade que visitamos uma vez, a da Estátua da Liberdade? Pois é, talvez possamos nadar de pé de pato por ela. A subida do mar vai ser tão grande que Nova York prevê a construção de muralhas para segurar a água. Difícil para eles e mais ainda para os países pobres, que não contam com esse Lego-Muralha. Sabe quantas pessoas vão perder as casas por causa da mudança climática no mundo? Pelo menos cento e quarenta milhões. Eu sei, você não faz ideia de que número seja esse, mas logo vai compreender.

MADALOSSO, Giovana. Às vezes é difícil falar a verdade. Disponível em: https://rascunho.com.br. Acesso em: 19 jul. 2024. (Adaptado)

 

Na crônica de Giovana Madalosso, o uso da ironia verifica-se na seguinte passagem:

a) a da Estátua da Liberdade

b) muralhas para segurar a água

c) não contam com esse Lego-Muralha

d) você não faz ideia de que número seja esse

e) perder as casas por causa da mudança climática 

 

QUESTÃO 9

O cão sem plumas

 

A cidade é passada pelo rio

como uma rua

é passada por um cachorro;

uma fruta

por uma espada.

O rio ora lembrava

a língua mansa de um cão

ora o ventre triste de um cão,

ora o outro rio

de aquoso pano sujo

dos olhos de um cão.

DE MELO NETO, João Cabral. Disponível em: https://www. revistabula.com. Acesso em: 19 jul. 2024. (Fragmento)

 

O poema de João Cabral de Melo Neto utiliza-se de figura de harmonia, uma vez que

a) personifica cão descrito.

b) repete sons consonantais.

c) explora sonoridades ambíguas.

d) constrói uma imagem bucólica.

e) constitui um trava-língua ritmado.

 

QUESTÃO 10

Uma negra que só passou a se identificar com a negritude aos vinte anos, uma judia que também se define como budista e teve uma segunda mãe preta e uma indígena que faz questão de afirmar que os povos originários também são povos urbanos protagonizaram neste sábado, no Festival Literário do Museu Judaico de São Paulo, um encontro de diferentes mundos. Reunidas na mesa “Quando foi que me descobri?”, a escritora negra Bianca Santana, a atriz e dramaturga judia Clarice Niskier e a autora e educadora indígena Márcia Mura foram convidadas a debater seus diversos processos de descoberta da própria identidade e se tornaram agentes dos momentos mais emotivos deste 2º FliMUJ.

PAMPLONA, Vitor. Contra a camisa de força identitária. Disponível em: https://quatrocincoum.com.br. Acesso em: 19 jul. 2024. (Adaptado)

 

Considerando a coesão textual, a notícia recorre à elipse, com o objetivo de

a) demarcar o nome da organização do festival.

b) evitar a repetição de termos sobre as convidadas.

c) repetir o nome das convidadas para a memorização.

d) descrever as convidadas pela diversidade de identidades.

e) reforçar as características das convidadas a partir da descrição. 

 

QUESTÃO 11

O episódio do podcast Café da manhã, do jornal Folha de São Paulo, ouve o antropólogo Michel Alcoforado, que pesquisa como as tendências, as trends, impactam o consumo e moldam a identidade das gerações. Ele também explica como a viralização de conteúdos está ligada a adultos e jovens cada vez mais ansiosos.

FOLHA DE SÃO PAULO. Disponível em: https://www1.folha. uol.com.br. Acesso em: 19 jul. 2024. (Adaptado)

 

O resumo permite inferir que o roteiro do episódio do podcast foi composto pelo(a)

a) crítica às tendências e aos jovens.

b) visão imparcial, ao abordar o tema.

c) delimitação do tema e do entrevistado.

d) estudo aprofundado, ao explicar o tema.

e) autoria explicitada, ao nomear a produção. 

 

QUESTÃO 12

TEXTO I

Saint Seiya (nome original da série), ou Cavaleiros do Zodíaco, conta a história de um grupo de cinco jovens guerreiros cuja função era proteger Saori Kido, reencarna- ção de Atena, a deusa grega da sabedoria. Para lutar, eles utilizam a energia interior e do cosmos, e suas armaduras que são inspiradas em constelações e na mitologia grega. A animação é dividida em quatro sagas: Saga do Santuário; Saga de Asgard; Saga de Poseidon; Saga de Hades.

Disponível em: https://www.adorocinema.com. Acesso em: 22 jul. 2024. (Fragmento)

TEXTO II

Mulheres, e agora? (fanfic de Cavaleiros do Zodíaco)

Cansada das piadas dos cavaleiros sobre sua “fragilidade feminina”, Atena une-se à deusa Éris, deusa da discórdia, e decide “castigar” seus cavaleiros. Elas os transformam em mulheres por dois meses a fim de que eles sentissem na pele o que é ser uma mulher no meio de homens e revive os cavaleiros da era passada para ajudá-los com isto.

BIS_COITO. Disponível em: https://www.spiritfanfiction. com. Acesso em: 22 jul. 2024. (Adaptado)

 

Os dois textos são sinopses: o primeiro, da série Cavaleiros do Zodíaco, e o segundo, de uma fanfic da obra. Considerando a leitura comparativa dos textos, a fanfic caracteriza-se pelo(a)

a) crítica à obra original.

b) sátira da obra embasada.

c) criação de uma narrativa nova.

d) narrativa com um olhar pessoal.

e) aprofundamento no enredo original. 

 

QUESTÃO 13

Onda de calor no inverno: 19 capitais devem atingir 30 °C ou mais na semana.

Disponível em: https://noticias.uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2024.

 

O título da notícia revela uma característica desse gênero textual, apresentando uma

a) objetividade para informar o leitor.

b) pessoalidade ao narrar um evento.

c) sensacionalismo para atrair o leitor.

d) apelo emotivo ao escolher os temas.

e) argumentação para defender uma tese.

 

QUESTÃO 14

O sistema prisional brasileiro tem 208.882 pessoas que ainda aguardam o julgamento dos seus processos. Isso significa que um em cada quatro presos são provisórios, segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgados na semana passada pelo FSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

O que aconteceu:

         o levantamento, que considera dados de 2023, mostra que houve uma redução de apenas 0,8% no número de presos provisórios, em comparação com 2022. Naquele ano, havia 210.687 pessoas aguardando julgamento. No total, há 852.010 pessoas encarceradas, um aumento de 2,4% em relação a 2022. Negros são maioria dos presos, 472.850 (69,1%), seguidos por brancos (29,7%), amarelos.

BOAS, Pedro Vilas. Brasil tem mais de 200 mil pessoas presas aguardando julgamento. Disponível em: https://noticias. uol.com.br. Acesso em: 22 jul. 2024. (Fragmento).

Na reportagem sobre o sistema prisional brasileiro, a seção “O que aconteceu” explicita

a) a autoria dos dados discutidos.

b) a crítica ao problema evidenciado.

c) uma descrição da realidade enfocada.

d) uma comparação, em relação ao dado principal.

e) um aprofundamento, em relação à informação central.

 

QUESTÃO 15

O inimigo, amigo, que inimigo, aqui ninguém nos virá atacar, podíamos ter roubado e assassinado lá fora que não nos viriam prender. nunca aquele que roubou o carro esteve tão seguro da sua liberdade tão longe estamos do mundo que não tarda que comecemos a não saber quem somos. nem nos lembrámos sequer de dizer-nos como nos chamamos, e para quê. para que iriam servir-nos os nomes nenhum cão reconhece outro cão ou se lhe dá a conhecer. pelos nomes que lhes foram postos, é pelo cheiro que identifica e se dá a identificar nós aqui somos como uma outra raça de cães, conhecemo-nos pelo ladrar, pelo falar, o resto feições, cor dos olhos, da pele, do cabelo, não conta, é como se não existisse, eu ainda vejo, mas até quando.

SARAMAGO, José. Ensaio sobre a cegueira. Disponível em: https:// rparquitectos.weebly.com. Acesso em: 24 jul. 2024. (Fragmento).

 

A fala da personagem, no romance Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago, revela a ligação estreita da obra com seu contexto histórico, ao

a) denunciar o preconceito racial.

b) tematizar a invisibilização social.

c) representar a rivalidade humana.

d) elencar as características caninas.

e) abandonar o discurso organizado.

 

QUESTÃO 16

Os limites são estreitos, nas cidades pequenas, e não há surpresa nenhuma. Você vai se tornar aquilo que já estava escrito, que já estava dito, esperado, torcido, e por isso eu era um cara atormentado, de canto, remoendo meu sonho decadente, eu era o cara serrando o pinho e pen- sando em como nunca mais serrar. O cara criando os dez passos de não serrar mais o pinho e cair fora. Os outros precisavam ser lembrados. Eu precisava é ser esquecido. Mas eles faziam o coro de você deve ficar, ficar e ter uma bonita família (mas não com a Rosa).

BENSIMON, Carol. Sinuca embaixo d’água. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 58-59.

 

A ficção contemporânea de Carol Bensimon

a) ressalta a experimentação para inovar características do gênero.

b) expressa lirismo, para apresentar pensamento da per- sonagem.

c) constrói alegoria, para simbolizar sentimento de frustração.

d) retoma o realismo, ao representar conflito da personagem.

e) tematiza violência, ao mencionar trabalho com o pinho.

 

QUESTÃO 17

Fui catar papel e permaneci fora de casa uma hora. Quando retornei vi varias pessoas as margens do rio. E que lá estava um senhor inconciente pelo álcool e os homens indolentes da favela lhe vasculhavam os bolsos. Roubaram o dinheiro e rasgaram os documentos (...) É 5 horas. Agora que o Senhor Heitor ligou a luz! E eu, vou lavar as crianças para irem para o leito, porque eu preciso sair. Preciso di- nheiro para pagar a luz. Aqui é assim. A gente não gasta luz, mas precisa pagar. Saí e fui catar papel.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. Disponível em: https://dpid.cidadaopg.sp.gov.br. Acesso em: 24 jul. 2024. (Fragmento).

 

A importância social da obra de Carolina Maria de Jesus se expressa no fragmento, pois ele

a) expõe os efeitos maléficos do alcoolismo.

b) denuncia as injustiças cometidas pelo Estado.

c) representa o abandono materno pelo trabalho.

d) expressa as dificuldades vividas pela autora.

e) representa a violência urbana contra vulneráveis.

 

QUESTÃO 18

Desde que o samba é samba

Solidão apavora

Tudo demorando em ser tão ruim

Mas alguma coisa acontece

No quando agora em mim

Cantando eu mando a tristeza embora

 

O samba ainda vai nascer

O samba ainda não chegou

O samba não vai morrer

Veja, o dia ainda não raiou

 

O samba é o pai do prazer

O samba é o filho da dor

O grande poder transformador

VELOSO, Caetano. Disponível em: https://www. letras.mus.br. Acesso em: 24 jul. 2024.

 

A canção de Caetano Veloso, sendo um elogio ao gênero musical samba, utiliza-se da função emotiva da linguagem ao

a) repetir o termo “samba” para memorização fácil.

b) construir uma linha cronológica do ritmo popular.

c) defender a tese construída pela observação isenta.

d) personificar o ritmo musical pelo efeito humorístico.

e) tematizar as sensações presentes na manifestação popular.



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PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...