02 dezembro 2024

SAE YOUNG 2.3

QUESTÃO 1

How multitasking fuels original thinking

Multitasking is generally seen as a stressor that reduces performance. But busy periods of juggling tasks can fuel our creativity. Whenever I sit down to write, I like to clear long periods for concentrated work. No emails, phone calls or meetings – just me and the blank page. If I do have to tackle many other tasks, I try to have a short break to clean- se my mind before I begin again. That’s because I always assumed that creativity was dependent on entering ‘the zone’ – and that required a kind of meditative peace and quiet beforehand.

Disponível em: https://www.bbc.com. Acesso em: 30 jun. 2024.

 

De acordo com o texto, observa-se que

a) realizar diversas tarefas ao mesmo tempo pode impulsionar a criatividade.

b) a meditação é uma ferramenta para trabalhar o cérebro com as multitarefas.

c) para a realização de diversas tarefas simultâneas é importante afastar-se de e-mail e mensagens.

d) para ter acesso à zona criativa do cérebro, deve-se conciliar momentos de repouso seguidos de limpeza mental.

e) as “multitasks” podem ser consideradas um fator preponderante para o aparecimento do estresse que reduz o rendimento.

 

QUESTÃO 2

“I was really late for work today. When I got to the sta- tion, it turned out the trains were cancelled. If I had known the trains were cancelled, I would have taken a bus.

Disponível em: https://www.bbc.co.uk.Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

De acordo com o uso dos condicionais em inglês, a situação descrita se refere a um(a)

a) possível resultado de uma ação.

b) situação imaginária no tempo passado.

c) hipótese provável de acontecer no contexto.

d) probabilidade de execução de ações no futuro.

e) ação com diferentes possibilidades de realização.

 

QUESTÃO 3

If I had the means, I would buy a farm to use as an animal sanctuary. Providing a haven for neglected and mistreated animals has always been a dream of mine.

A “main clause” presente no texto é

a) If I had the means.

b) I would buy a farm.

c) to use as an animal sanctuary.

d) has always been a dream of mine.

e) Providing a safe haven for neglected and mistreated animals.

 

QUESTÃO 4

Have you ever considered what makes a natural event, like an earthquake, become a disaster? Earthquakes don’t always cause problems. But when they happen in areas where many people live (if they aren’t prepared), or in vulnerable environments (like mountains), it can cause disasters. Through a system of mountain management, scientists and governments aim to reduce the costs of disasters, such as loss of life or ecosystem destruction. However, not everyone agrees on the best way to do this. We were the ones who investigated two different mountain management methods – one that focuses on the ecosystem, and one that focuses on the community of folks living near mountains.

Disponível em: https://www.sciencejournalforkids.org. Acesso em: 15 maio 2024 (adaptado).

 

Os pronomes relativos que podem ser identificados no texto são

a) you, they, we, it.

b) what, when, where, who.

c) but, through, however, of.

d) have, cause, make, become.

e) people, scientists, everyone, folks.

 

QUESTÃO 5

Não se engane com o aroma de frutas, café e até torta de limão, os cigarros eletrônicos são tão prejudiciais quanto os convencionais. Com uso predominante entre adolescentes, os Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF) estão cada vez mais atrativos, com formatos que variam de pen drive à bombinha de asma, dificultando a identificação do aparelho por parte dos pais. Os vapes, como são conhecidos, são mais viciantes que o normal, põem em risco a vida e possuem uma característica perigosa: a falta de aspectos desagradáveis como cheiro e o gosto ruim dos cigarros comuns.

Disponível em: https://hsvicente.org.br. Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

O título antecipa o tema que será tratado em textos. Levando-se em consideração o fragmento, a proposição que identifica o tema central e poderia ser usada como título é

a) Moda entre adolescentes, cigarros eletrônicos prejudicam a saúde.

b) Cigarro eletrônico e seus malefícios: as doenças que atingem os adultos.

c) As consequências de usar o cigarro eletrônico, substituto do convencional.

d) Os diferentes tipos de cigarro eletrônico, os diversos aromas são atrativos.

e) Substâncias do cigarro eletrônico: governantes discutem a proibição do produto.

 

QUESTÃO 6

Os celulares em sala de aula – Consequências educacionais

É difícil realizar tarefas sem um smartphone nos dias de hoje. Vivemos em um mundo cada vez mais impulsionado pela tecnologia. A Unesco, o braço educacional, científico e cultural da ONU, no entanto, afirma que há evidências de que o uso excessivo de celulares está relacionado à redução do desempenho educacional. [...] É importante lembrar que o banimento de celulares não é uma solução mágica para todos os problemas de disciplina em sala de aula. É apenas uma ferramenta que pode ajudar a melhorar o ambiente de aprendizagem. Os smartphones são uma ferramenta onipresente e inevitável em nossas vidas. A maioria de nós se sentiria perdida se esquecesse o celular em casa. Por isso, que é ainda mais importante manter as salas de aula como “santuários”, longe dos pequenos dispositivos.

Disponível em: https://www.otempo.com.br. Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

O fragmento do artigo de opinião em que utiliza-se o método expositivo para acrescentar informações é

a) É difícil realizar tarefas sem um smartphone nos dias de hoje.

b) Os smartphones são uma ferramenta onipresente e inevitável em nossas vidas.

c) Por isso, que é ainda mais importante manter as salas de aula como ‘santuários’, longe dos pequenos dispositivos.

d) É importante lembrar que o banimento de celulares não é uma solução mágica para todos os problemas de disciplina em sala de aula.

e) A Unesco, o braço educacional, científico e cultural da ONU, no entanto, afirma que há evidências de que o uso excessivo de celulares [...].

 

QUESTÃO 7

A prática do paralelismo sintático na escrita é uma técnica que visa equilibrar a estrutura das frases, tornando o texto mais harmonioso e fácil de entender. Consiste na repetição de estruturas gramaticais similares em frases ou na organização de elementos de forma paralela, o que contribui para a clareza e a ênfase dos argumentos.

Disponível em: edisciplinas.usp.br. Acesso em: 22 jun. 24 (adaptado).

 

Com base no texto e em seus conhecimentos, o uso de paralelismo sintático está corretamente exemplificado em:

a) A professora explicou o conteúdo, fez exercícios práticos e aplicou testes.

b) Os alunos sempre falam com inteligência e mal dos que menos gostam.

c) Se eles comparecessem à reunião, ficaremos muito agradecidos.

d) Ele sempre foi compreensivo, disponível e teve paciência.

e) Todos vieram com coragem, mas querendo justiça.

 

 QUESTÃO 8

Biografia de Ziraldo

Ziraldo (1932-2024) foi um cartunista, desenhista, jornalista, cronista, chargista, pintor e dramaturgo brasileiro. Criou o personagem de quadrinhos infantil “O Menino Maluquinho”. Foi um dos fundadores da revista humorística “O Pasquim”. Faleceu em 6 de abril de 2024, aos 91 anos, em sua casa no Rio de Janeiro.

Disponível em: https://www.ebiografia.com/ziraldo. Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

Na descrição sobre Ziraldo, percebe-se que há

a) perspectiva individual.

b) opinião pessoal do autor.

c) parcialidade nas ideias colocadas.

d) subjetividade na descrição de características.

e) objetividade na transmissão das informações.

 

QUESTÃO 9

Extraterrestres já visitaram a Terra? Os casos que reacenderam o debate sobre alienígenas em 2023

Supostos corpos de alienígenas mumificados, luzes no céu e CPI para investigar naves extraterrestres, por exemplo, movimentaram o assunto pelo mundo. [...]

Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

O título da reportagem foi usado com a intenção de

a) especificar o tipo de texto.

b) despertar o interesse do leitor.

c) desmotivar a leitura da reportagem.

d) contribuir para a conclusão do texto.

e) disfarçar o assunto a ser tratado pelo texto.

 

QUESTÃO 10

O preconceito linguístico resulta da comparação indevida entre o modelo idealizado de língua que se apresenta nas gramáticas e os modos de falar reais das pessoas que vivem na sociedade, modos de falar que são muitos e bem diferentes entre si. Essa língua idealizada se inspira na literatura consagrada, nas opções subjetivas dos próprios gramáticos e dicionaristas, nas regras da gramática latina etc. No caso brasileiro, essa língua idealizada tem um componente a mais: o português europeu do século XIX. Tudo isso torna impossível que alguém escreva e, principalmente, fale segundo as regras, porque elas prescrevem uma língua artificial, ultrapassada, que não reflete os usos reais de nenhuma comunidade atual falante de português.

Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br. Acesso em: 24 jun. 2024 (adaptado).

 

Com base no texto apresentado, a ideia que melhor reflete o problema abordado é:

a) A gramática idealizada nasce da experiência linguística cotidiana dos falantes.

b) O preconceito linguístico resulta da aceitação irrestrita dos usos ditos populares.

c) A língua idealizada nas gramáticas reflete fielmente os usos contemporâneos das comunidades.

d) O preconceito linguístico ocorre devido à comparação inadequada entre língua real e um modelo artificial.

e) As regras gramaticais são um reflexo direto e expresso das variedades linguísticas de toda uma comunidade.

 

QUESTÃO 11

Poeminho do Contra

Mário Quintana

Todos esses que aí estão

Atravancando meu caminho,

Eles passarão...

Eu passarinho!

Disponível em: https://poetisarte.com. Acesso em: 17 maio 2024 (adaptado).

 

A palavra destacada no texto pode ser substituída, sem alterar o sentido, por

a) auxiliando

b) facilitando

c) quebrando

d) observando

e) atrapalhando

 

QUESTÃO 12

Cidade sueca vende terrenos por cerca de 52 centavos; entenda

[...] Mas não é apenas qualquer terreno. É um terreno onde os compradores podem construir a casa dos seus sonhos – para morar ou como casa de férias, conforme as regras atuais. Se a onda de calor está tornando o sul da Europa menos atraente a cada dia, essa pode ser a solução.

Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 25 jun. 2024 (adaptado).

 

Sobre as palavras destacadas no texto e os sentidos de generalização ou especificação no contexto apresentado, considera-se que

a) “terreno” e “casa” são substantivos concretos que generalizam as informações do texto.

b) “sonhos” e “atraente” são substantivos abstratos que especificam ideias relativas à venda.

c) “terreno” e “casa” têm um contexto, mas “sonhos” e “atraente” outro contexto, tendo classificações diferentes.

d) não é possível saber o tipo de casa ou o propósito do terreno, pois o texto não determina esse grau de concretude.

e) o grau de abstração com relação ao sonho e ao local atraente para a casa promove vagueza no contexto apresentado.

 

QUESTÃO 13

 


Essa charge é um exemplo de extrapolação porque a

a) leitura do balão de fala prejudica o sentido do texto.

b) informação sobre a Petrobrás é desnecessária para a charge.

c) utilização das imagens está em desacordo com o contexto da charge.

d) observação da linguagem não verbal é irrelevante para o entendimento do texto.

e) correlação das palavras escritas e das imagens é que possibilita a compreensão do texto.

 

QUESTÃO 14

 


O texto é considerado multissemiótico porque sua compreensão global se dá pelo(a)

a) junção entre os sentidos da ilustração, legendas identificativas e fala do personagem.

b) uso de ícones reais com apelo social, o que justifica o estranhamento de dois personagens.

c) recorte de realidade construído na representação gráfica, focalizando-se o espaço geográfico.

d) presença de muitos elementos em um único quadro, não havendo mais de uma interpretação.

e) dificuldade de assimilação das informações, sendo necessárias muitas semioses para compreender. 

 

QUESTÃO 15

Em uma sala ampla, quadrada, de madeiras velhas e papel barato, o Senra, guarda-livros, escrevia em pé, junto à escrivaninha colocado ao centro. Em outra carteira trabalhavam mais dois ajudantes, um velho, o Mota, de sorriso amável e modos submissos; e o outro, um moço bilioso de barbinhas pretas, mal plantadas em um queixo quadrado. Nessa sala o trabalho era silencioso. As penas não paravam, mal dando tempo às mãos para folhearem os livros e as diversas papeladas. Diziam-se frases sem se levantar os olhos da escrita, e as perguntas eram apenas respondidas por monossílabos.

J. L. de. A falência. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 17 maio 2024.

 

A escolha do tipo do narrador, no romance de Júlia Lopes de Almeida, se deve ao(à)

a) descrição detalhada, enfocando o cenário.

b) registro histórico, apresentando costumes.

c) narração onisciente, acessando pensamentos.

d) personagem oculto, representando o espectador.

e) observação distanciada, produzindo imparcialidade

 

QUESTÃO 16

Vivia facilmente. Nunca dedicava um pensamento mais forte a qualquer assunto. E, como a poupar-me ainda mais, não acreditava inteiramente nos livros que lia. Eram feitos apenas para distrair, pensava eu. Às vezes, melancolia sem causa escurecia-me o rosto, uma saudade morna e in- compreensível de épocas nunca vividas me habitava. Nada romântica, afastava-as logo como a um sentimento inútil que não se liga às coisas realmente importantes. Quais? Não as definia bem e englobava-as na expressão ambígua – “coisas da vida”. Jaime. Eu. Casa. Mamãe.

LISPECTOR, C. Obsessão. Disponível em: https://www. fantasticacultural.com.br. Acesso em: 17 maio 2024.

 

A narradora do conto de Clarice Lispector é a protagonista da narrativa, uma vez que o texto

a) critica a visão romântica.

b) emite opiniões literárias.

c) revela pensamentos íntimos.

d) universaliza o sentimento individual.

e) menciona personagens secundários.

 

QUESTÃO 17

Diante da vila, das casas quase coladas, entre as gentes sou como uma grande porca acinzentada, diante de muitos a quem conheci sou uma pequena porca ruiva, perguntante, rodeando mesas e cantos, focinhando carne e ossatura, tentando chegar perto do macio, do esconso, do branco luzidio do teu osso, diante de minha mãe fui apenas pergunta, altaneria, paradoxo, Hillé diante do pai foi o segredo, a escuta, a concha, o que é paixão? o que é sombra? eu mesmo te pergunto e eu mesmo te respondo: Hillé, paixão é a grossa artéria jorrando volúpia e ilusão, é a boca que pronuncia o mundo, púrpura sobre a tua cama- da de emoções, escarlate sobre a tua vida, paixão é esse aberto do teu peito, e também seu deserto.

HILST, H. A obscena senhora D. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

 

No romance de Hilda Hilst, o fluxo de consciência é o que garante o(a)

a) monólogo interior sem sentido.

b) expressão subjetiva com exagero.

c) enfoque narrativo na protagonista.

d) utilização equivocada da pontuação.

e) sucessão ininterrupta de pensamentos.

 

QUESTÃO 18

O Ministério do Amor era o mais assustador. Não havia nenhuma janela nele. Winston nunca havia estado dentro do Ministério do Amor, nem a menos de meio quilômetro dele. Era um lugar impossível de entrar a não ser em negócios oficiais, e mesmo então só através de um labirinto emaranhado de arame farpado, portas de aço e covis secretos de metralhadoras. Até mesmo as ruas que levavam às suas barreiras externas eram percorridas por guardas com cara de gorila em uniformes pretos, armados com porretes articulados.

ORWELL, G. 1984. Disponível em: https://multimidia. gazetadopovo.com.br. Acesso em: 17 maio 2024.

 

O fragmento do romance distópico de George Orwell revela uma temática voltada

a) à defesa do amor.

b) à fuga da realidade.

c) a lugares distantes.

d) à organização política.

e) ao controle da sociedade. 

PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...