QUESTÃO 1
O texto mostra que o(s)
a) dados disponíveis foram baseados em um
período de 19 anos.
b) derretimento das camadas de gelo
somente aconteceu até 2005.
c) aumento do nível do mar ocorrerá
durante os próximos 28 a 110 anos.
d) aumento do nível dos mares será
semelhante em todas as partes do globo.
e) aumento dos níveis é principalmente
causado pelo derretimento de gelo do Ártico.
QUESTÃO 2
We often think of being
stubborn as a negative trait, but being a little hard-headed comes in handy
sometimes. It helps you stand your ground and not give in to people out of peer
pressure or guilt. It does pay to compromise in certain situations, but you
also have to know when to stand firm with people. […]
Their inflexible
personality can often cause disharmony in the lives of stubborn people because they don’t like to admit defeat
or error.
PSYCHOLOGY Reveals 7 Traits of a Stubborn
Person. Disponível em: https://www.powerofpositivity.com/. Acesso em: 29 maio
2022.
No segundo parágrafo, a conjunção because
poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por
a) as soon as
b) in spite of
c) in case
d) since
e) while
QUESTÃO 3
De acordo com as informações apresentadas
sobre habilidades emocionais (emotional
skills), é correto afirmar que
a) 20% dos empregadores afirmam que
habilidades emocionais são muito importantes.
b) somente alguns educadores acreditam que
habilidades emocionais possam ser ensinadas.
c) menos de 11% dos empregadores dizem que
habilidades emocionais são importantes para o sucesso.
d) 75% do vocabulário dos estudantes para
descrever os sentimentos relacionados à escola é negativo.
e) todos os educadores acreditam que
habilidades emocionais podem trazer benefícios aos seus estudantes.
QUESTÃO 4
Imperative
We use imperative clauses when we want to
tell someone TO DO something.
CAMBRIDGE Dictionary. Disponível em:
https://dictionary. cambridge.org/. Acesso em: 20 mar. 2024.
Baseando-se na definição sobre o uso do
modo imperativo, tem-se um exemplo desse modo em:
a) Give yourself a break.
b) She won’t come for dinner.
c) If you were rich, what would you buy?
d) He understood why she was so upset.
e) He is going to travel around Europe and Asia.
QUESTÃO 5
A
honra passada a limpo
Sou compulsiva, eu sei.
Limpeza e arrumação. Todos os dias boto a mesa, tiro a mesa. Café, almoço,
jantar. E pilhas de louças na pia, e espumas redentoras.
Todos os dias entro nos
quartos, desfaço camas, desarrumo berços, lençóis ao alto como vela. Para tudo
arrumar depois, alisando colchas de crochê.
Sou caprichosa, eu sei.
Desce o pó sobre os móveis. Que eu colho na flanela. Escurecem-se as pratas.
Que eu esfrego com a camurça. A aranha tece. Que eu enxoto. A traça rói. Que eu
esmago. O cupim voa. Que eu afogo na água da tigela sob a luz. E de vassoura em
punho gasto tapetes persas.
Sou perseverante, eu
sei. À mesa que ponho ninguém senta. Nas camas que arrumo ninguém dorme. Não há
ninguém nesta casa, vazia há tanto tempo.
Mas sem tarefas domésticas,
como preencher de feminina honradez a minha vida?
COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 187.
Ao analisar o texto, é possível afirmar
que há um predicado nominal no trecho:
a) Sou perseverante.
b) Escurecem-se as pratas.
c) Todos os dias boto a mesa.
d) Desce o pó sobre os móveis.
e) Não há ninguém nesta casa.
QUESTÃO 6
Sobreviventes
do Holocausto narram casos de violência e alertam sobre discurso de ódio
GONSALVES, Wesley. Sobreviventes do Holocausto narram casos de violência e alertam sobre
discurso de ódio no Brasil. Disponível em: https://www.estadao.com.br.
Acesso em: 14 jan. 2024 (adaptado).
Sobre a estruturação da manchete,
constata-se que
a) as orações do período são assindéticas.
b) a oração principal indica valor de
conclusão.
c) as duas orações exprimem a ideia de
oposição.
d) uma oração coordenada sindética
expressa sentido de adição.
e) as duas orações estabelecem uma relação de dependência.
QUESTÃO 7
Desigualdade de gênero, barreira ao crescimento profissional das mulheres
Apesar de as mulheres
brasileiras representarem a maio- ria da população (51,7%), isso está longe de
ser traduzido em empregabilidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística, o IBGE, as mulheres lideram as taxas de desemprego e foram
as que mais perderam oportunidades por conta da crise econômica desencadeada
pela pandemia de covid-19. Quando falamos em cargos de liderança a disparidade
na representatividade se torna ainda mais evidente. Ainda segundo dados do
instituto, as mulheres receberam apenas 77,7% do salário dos homens em 2019.
MOTA, Maria N. Análise: desigualdade de gênero, barreira ao crescimento
profissional das mulheres. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br.
Acesso em: 11 jan. 2024 (adaptado).
O fragmento do texto que apresenta uma
oração subordinada adverbial concessiva é
a) Desigualdade de gênero, barreira ao
crescimento profissional das mulheres.
b) Apesar de as mulheres brasileiras
representarem a maioria da população (51,7%).
c) Segundo dados do instituto, as mulheres
receberam apenas 77,7% do salário dos homens em 2019.
d) Quando falamos em cargos de liderança,
a disparidade na representatividade se torna ainda mais evidente.
e) As mulheres lideram as taxas de desemprego e foram as que mais perderam oportunidades por conta da crise econômica.
QUESTÃO 8
Ação
em defesa dos Yanomami
A aprovação do Marco
Temporal é uma das maiores agressões aos direitos dos povos originários, cujos
territórios, se totalmente demarcados, ocupariam menos de 15% da extensão do
país. Desde a promulgação da Constituição de 1988, que fixou prazo de cinco
anos para a definição territorial das 725 reservas indígenas, só 487 foram
homologadas, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). A inépcia dos sucessivos
governos é uma das causas dos conflitos entre povos originários e os não
indígenas. É preciso dar um basta às agressões de ambos os lados, a fim de que
haja respeito e paz entre os grupos que dão pluralidade étnica-cultural à
sociedade brasileira.
AÇÃO em defesa dos Yanomami. Disponível
em: https:// www.em.com.br. Acesso em: 14 jan. 2024.
Nesse parágrafo de um texto dissertativo,
o autor utilizou
a) dados estatísticos para dar lógica às
informações.
b) menções de lugares para comprovar que
leis são aprovadas.
c) comparações para justificar as
consequências do garimpo ilegal.
d) exemplificações para retificar a
quantidade de pessoas envolvidas no problema.
e) questionamentos para refletir sobre as
problemáticas discutidas ao longo do texto.
QUESTÃO 9
No cartaz, o pronome pessoal ela faz referência à(s)
a) quarentena.
b) mensagem.
c) população.
d) prefeitura.
e) pessoas.
QUESTÃO 10
Senado
aprova projeto que criminaliza bullying e cyberbullying
O
plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (12), o projeto de lei
que criminaliza as práticas de bullying e cyberbullying. A medida segue para
sanção ou veto do presidente da República.
Na medida, o bullying é
definido como ‘intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo,
mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo
intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de
intimidação, de humilhação ou de discriminação, ou de ações verbais, morais,
sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais’.
Já o cyberbullying é classificado como
‘intimidação sistemática por meio virtual’. Se for realizado na internet, por
rede social, aplicativos, jogos on-line ou transmitido em tempo real, a pena é
de reclusão de 2 a 4 anos, e multa, caso não constitua crime mais grave.
PORTO, Douglas. Senado aprova projeto que criminaliza bullying e cyberbullying.
Disponível em: https://www.cnnbrasil. com.br. Acesso em: 14 jan. 2024
(adaptado).
O recurso utilizado para iniciar o texto
foi a
a) alusão a obras de arte.
b) alusão histórica.
c) exemplificação.
d) definição.
e) pergunta.
QUESTÃO 11
Com efeito, é nítido
que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta
de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece, porque, como já
estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania
completa no Brasil é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos
e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido –
em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em
cartório –, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na
sociedade.
REDAÇÃO no Enem: g1 reúne 89 exemplos de
textos nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em:
https://g1.globo.com. Acesso em: 6 abr. 2024.
No trecho destacado no parágrafo, usa-se o
raciocino lógico para expressar o que se pensa. Tal fundamentação deu-se por
meio da
a) comparação.
b) explicação.
c) dialética.
d) dedução.
e) indução.
QUESTÃO
12
Disparo balas de canhão / É inútil, pois
existe um grão-vizir
CHÃO de giz – Zé Ramalho. Disponível em:
https:// www.letras.mus.br. Acesso em: 14 jan. 2024.
Com base no trecho da canção, constata-se
que pois expressa o valor semântico
de
a) causa
b) adição
c) conclusão
d) explicação
e) consequência
QUESTÃO 13
A:
Mas você está sempre com o rosto grudado na tela do celular! Parece que nem
estava prestando atenção na aula!
B:
E você não estava fazendo a mesma coisa? Você é o que menos pode me julgar por
usar o celular!
©Edição de Arte, 2024.
No diálogo, percebe-se uma postura
relacionada a uma estratégia argumentativa, argumentum
tu quoque, porque
a) em vez de responder à crítica original,
B tenta desqualificar o argumento de A .
b) B aceita o fato apontado por A,
reconhecendo seu hábito de uso do celular.
c) o personagem B colabora com as ideias
de A sobre o excesso de tecnologia.
d) a pergunta de B contesta a alegação de
A e esclarece o fato.
e) B ataca a pessoa de A em vez de
centrar-se na ideia colocada.
QUESTÃO 14
No sexto passo para uma alimentação
saudável, utilizou-se a vírgula principalmente para
a) omitir termos.
b) enumerar elementos.
c) subordinar as orações.
d) separar locuções explicativas.
e) isolar ou explicar um vocativo.
QUESTÃO 15
Desde minha fuga, era
calando minha revolta (tinha contundência o meu silêncio! tinha textura a minha
raiva!) que eu, a cada passo, me distanciava lá da fazenda, e se acaso
distraído eu perguntasse “para onde estamos indo?” – não importava que eu,
erguendo os olhos, alcançasse paisagens muito novas, quem sabe menos ásperas,
não importava que eu, caminhando, me conduzisse para regiões cada vez mais
afastadas, pois haveria de ouvir claramente de meus anseios um juízo rígido,
era um cascalho, um osso rigoroso, desprovido de qualquer dúvida: “estamos indo
sempre para casa”.
NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 33-34.
A expressividade lírica da prosa de Raduan
Nassar, no fragmento, é reforçada pelo uso de
a) metáforas, transformando o sentido dos
nomes.
b) metonímias, representando o caminho
como a vida.
c) personificação, antropomorfizando o
juízo do narrador.
d) vírgulas, construindo um encadeamento
do pensamento.
e) narrador-personagem, exacerbando a
subjetividade do personagem.
QUESTÃO 16
Um dia engoli o orgulho
e fui procurar a vizinha, perguntar sobre meu pai. Ela era uma das moradoras
mais antigas da vila. Gente fofoqueira como ela sempre sabe das coisas. A
humilhação pra descobrir alguma pista sobre ele valeria a pena. Quando abriu a
porta e me viu, ela torceu a cara, como eu já esperava. Me mandou entrar, fez
gesto pra eu me sentar no sofá velho, todo rasgado e cheio de pelo de gato.
Enfim, disse que sabia que essa hora um dia chegaria e começou a falar.
PASSOS, Vanessa. A filha primitiva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022. p. 45.
A vizinha, por ser uma personagem
secundária, apresenta
a) defeitos triviais.
b) postura antagonista.
c) informações secretas.
d) conhecimento tradicional.
e) traços comuns de uma vizinha.
QUESTÃO 17
Um dia Estêvão Soares
foi convidado para um baile em casa de um velho amigo de seu pai. A sociedade
era luzida e numerosa; Estêvão, embora vivesse muito arredado, achou ali grande
número de conhecidas. Não dançou; viu, conversou, riu um pouco e saiu. Mas ao
entrar levava o coração livre; ao sair trouxe nele uma flecha, para falar a
linguagem dos poetas da Arcádia; era a flecha do amor. Do amor? A falar a
verdade não se pode dar este nome ao sentimento experimentado por Estêvão; não
era ainda o amor, mas bem pode ser que viesse a sê-lo. Por enquanto era um
sentimento de fascinação doce e branda; uma mulher que lá estava produzira nele
a impressão que as fadas produziam nos príncipes errantes ou nas princesas
perseguidas, segundo nos rezam os contos das velhas. A mulher em questão não
era uma virgem; era uma viúva de trinta e quatro anos, bela como o dia,
graciosa e terna.
ASSIS, Machado de. A mulher de preto. Disponível em: http://
www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2024.
No fragmento, o conflito do personagem
central se delineia pelo(a)
a) idade avançada da mulher.
b) conhecidas presentes no baile.
c) sentimento doloroso pela flecha.
d) influência declarada do Arcadismo.
e) sentimento nascente pela fascinação.
QUESTÃO 18
Vasco da Gama, o forte Capitão,
Que a tamanhas empresas se oferece,
De soberbo e de altivo coração,
A quem Fortuna sempre favorece,
Pera se aqui deter não vê razão,
Que inabitada a terra lhe parece.
Por diante passar determinava,
Mas não lhe sucedeu como cuidava.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br.
Acesso em: 12 jan. 2024.
Em Os
Lusíadas, sobre o personagem Vasco da Gama, pode-se dizer que a sua
caracterização corresponde à de um
a) sujeito equivocado, pelo erro na rota.
b) herói épico, pelas virtudes em relevo.
c) herói clássico, pelo auxílio da
Fortuna.
d) sujeito confuso, pelo afastamento da
razão.
e) anti-herói exaltado, pela personalidade soberba.
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
A |
B |
B |
B |
A |
E |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
A |
E |
B |
D |
E |
C |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
E |
A |
E |
C |
E |
E |