01 dezembro 2024

SAE YOUNG 2.2

QUESTÃO 1

 


O texto mostra que o(s)

a) dados disponíveis foram baseados em um período de 19 anos.

b) derretimento das camadas de gelo somente aconteceu até 2005.

c) aumento do nível do mar ocorrerá durante os próximos 28 a 110 anos.

d) aumento do nível dos mares será semelhante em todas as partes do globo.

e) aumento dos níveis é principalmente causado pelo derretimento de gelo do Ártico.

 

QUESTÃO 2

We often think of being stubborn as a negative trait, but being a little hard-headed comes in handy sometimes. It helps you stand your ground and not give in to people out of peer pressure or guilt. It does pay to compromise in certain situations, but you also have to know when to stand firm with people. […]

Their inflexible personality can often cause disharmony in the lives of stubborn people because they don’t like to admit defeat or error.

PSYCHOLOGY Reveals 7 Traits of a Stubborn Person. Disponível em: https://www.powerofpositivity.com/. Acesso em: 29 maio 2022.

 

No segundo parágrafo, a conjunção because poderia ser substituída, sem alteração de sentido, por

a) as soon as

b) in spite of

c) in case

d) since

e) while

 

QUESTÃO 3

 


De acordo com as informações apresentadas sobre habilidades emocionais (emotional skills), é correto afirmar que

a) 20% dos empregadores afirmam que habilidades emocionais são muito importantes.

b) somente alguns educadores acreditam que habilidades emocionais possam ser ensinadas.

c) menos de 11% dos empregadores dizem que habilidades emocionais são importantes para o sucesso.

d) 75% do vocabulário dos estudantes para descrever os sentimentos relacionados à escola é negativo.

e) todos os educadores acreditam que habilidades emocionais podem trazer benefícios aos seus estudantes.

 

QUESTÃO 4

Imperative

We use imperative clauses when we want to tell someone TO DO something.

CAMBRIDGE Dictionary. Disponível em: https://dictionary. cambridge.org/. Acesso em: 20 mar. 2024.

 

Baseando-se na definição sobre o uso do modo imperativo, tem-se um exemplo desse modo em:

a) Give yourself a break.

b) She won’t come for dinner.

c) If you were rich, what would you buy?

d) He understood why she was so upset.

e) He is going to travel around Europe and Asia. 

 

QUESTÃO 5

A honra passada a limpo

Sou compulsiva, eu sei. Limpeza e arrumação. Todos os dias boto a mesa, tiro a mesa. Café, almoço, jantar. E pilhas de louças na pia, e espumas redentoras.

Todos os dias entro nos quartos, desfaço camas, desarrumo berços, lençóis ao alto como vela. Para tudo arrumar depois, alisando colchas de crochê.

Sou caprichosa, eu sei. Desce o pó sobre os móveis. Que eu colho na flanela. Escurecem-se as pratas. Que eu esfrego com a camurça. A aranha tece. Que eu enxoto. A traça rói. Que eu esmago. O cupim voa. Que eu afogo na água da tigela sob a luz. E de vassoura em punho gasto tapetes persas.

Sou perseverante, eu sei. À mesa que ponho ninguém senta. Nas camas que arrumo ninguém dorme. Não há ninguém nesta casa, vazia há tanto tempo.

Mas sem tarefas domésticas, como preencher de feminina honradez a minha vida?

COLASANTI, Marina. Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 187.

 

Ao analisar o texto, é possível afirmar que há um predicado nominal no trecho:

a) Sou perseverante.

b) Escurecem-se as pratas.

c) Todos os dias boto a mesa.

d) Desce o pó sobre os móveis.

e) Não há ninguém nesta casa. 

 

QUESTÃO 6

Sobreviventes do Holocausto narram casos de violência e alertam sobre discurso de ódio

GONSALVES, Wesley. Sobreviventes do Holocausto narram casos de violência e alertam sobre discurso de ódio no Brasil. Disponível em: https://www.estadao.com.br. Acesso em: 14 jan. 2024 (adaptado).

 

Sobre a estruturação da manchete, constata-se que

a) as orações do período são assindéticas.

b) a oração principal indica valor de conclusão.

c) as duas orações exprimem a ideia de oposição.

d) uma oração coordenada sindética expressa sentido de adição.

e) as duas orações estabelecem uma relação de dependência. 

 

QUESTÃO 7

 Desigualdade de gênero, barreira ao crescimento profissional das mulheres 

Apesar de as mulheres brasileiras representarem a maio- ria da população (51,7%), isso está longe de ser traduzido em empregabilidade. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, as mulheres lideram as taxas de desemprego e foram as que mais perderam oportunidades por conta da crise econômica desencadeada pela pandemia de covid-19. Quando falamos em cargos de liderança a disparidade na representatividade se torna ainda mais evidente. Ainda segundo dados do instituto, as mulheres receberam apenas 77,7% do salário dos homens em 2019.

MOTA, Maria N. Análise: desigualdade de gênero, barreira ao crescimento profissional das mulheres. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 11 jan. 2024 (adaptado).

 

O fragmento do texto que apresenta uma oração subordinada adverbial concessiva é

a) Desigualdade de gênero, barreira ao crescimento profissional das mulheres.

b) Apesar de as mulheres brasileiras representarem a maioria da população (51,7%).

c) Segundo dados do instituto, as mulheres receberam apenas 77,7% do salário dos homens em 2019.

d) Quando falamos em cargos de liderança, a disparidade na representatividade se torna ainda mais evidente.

e) As mulheres lideram as taxas de desemprego e foram as que mais perderam oportunidades por conta da crise econômica. 

 

QUESTÃO 8

Ação em defesa dos Yanomami

A aprovação do Marco Temporal é uma das maiores agressões aos direitos dos povos originários, cujos territórios, se totalmente demarcados, ocupariam menos de 15% da extensão do país. Desde a promulgação da Constituição de 1988, que fixou prazo de cinco anos para a definição territorial das 725 reservas indígenas, só 487 foram homologadas, segundo o Instituto Socioambiental (ISA). A inépcia dos sucessivos governos é uma das causas dos conflitos entre povos originários e os não indígenas. É preciso dar um basta às agressões de ambos os lados, a fim de que haja respeito e paz entre os grupos que dão pluralidade étnica-cultural à sociedade brasileira.

AÇÃO em defesa dos Yanomami. Disponível em: https:// www.em.com.br. Acesso em: 14 jan. 2024.

 

Nesse parágrafo de um texto dissertativo, o autor utilizou

a) dados estatísticos para dar lógica às informações.

b) menções de lugares para comprovar que leis são aprovadas.

c) comparações para justificar as consequências do garimpo ilegal.

d) exemplificações para retificar a quantidade de pessoas envolvidas no problema.

e) questionamentos para refletir sobre as problemáticas discutidas ao longo do texto.

 

QUESTÃO 9

 


No cartaz, o pronome pessoal ela faz referência à(s)

a) quarentena.

b) mensagem.

c) população.

d) prefeitura.

e) pessoas.

 

QUESTÃO 10

Senado aprova projeto que criminaliza bullying e cyberbullying

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (12), o projeto de lei que criminaliza as práticas de bullying e cyberbullying. A medida segue para sanção ou veto do presidente da República.

Na medida, o bullying é definido como ‘intimidar sistematicamente, individualmente ou em grupo, mediante violência física ou psicológica, uma ou mais pessoas, de modo intencional e repetitivo, sem motivação evidente, por meio de atos de intimidação, de humilhação ou de discriminação, ou de ações verbais, morais, sexuais, sociais, psicológicas, físicas, materiais ou virtuais’.

Já o cyberbullying é classificado como ‘intimidação sistemática por meio virtual’. Se for realizado na internet, por rede social, aplicativos, jogos on-line ou transmitido em tempo real, a pena é de reclusão de 2 a 4 anos, e multa, caso não constitua crime mais grave.

PORTO, Douglas. Senado aprova projeto que criminaliza bullying e cyberbullying. Disponível em: https://www.cnnbrasil. com.br. Acesso em: 14 jan. 2024 (adaptado).

 

O recurso utilizado para iniciar o texto foi a

a) alusão a obras de arte.

b) alusão histórica.

c) exemplificação.

d) definição.

e) pergunta. 

 

QUESTÃO 11

Com efeito, é nítido que o deficitário registro civil repercute, sem dúvida, na persistente falta de pertencimento como cidadão brasileiro. Isso acontece, porque, como já estudado pelo historiador José Murilo de Carvalho, para que haja uma cidadania completa no Brasil é necessária a coexistência dos direitos sociais, políticos e civis. Sob essa ótica, percebe-se que, quando o pilar civil não é garantido – em outras palavras, a não efetivação do direito devido à falta do registro em cartório –, não é possível fazer com que a cidadania seja alcançada na sociedade.

REDAÇÃO no Enem: g1 reúne 89 exemplos de textos nota mil no Exame Nacional do Ensino Médio. Disponível em: https://g1.globo.com. Acesso em: 6 abr. 2024.

 

No trecho destacado no parágrafo, usa-se o raciocino lógico para expressar o que se pensa. Tal fundamentação deu-se por meio da

a) comparação.

b) explicação.

c) dialética.

d) dedução.

e) indução.

 

QUESTÃO 12

Disparo balas de canhão / É inútil, pois existe um grão-vizir

CHÃO de giz – Zé Ramalho. Disponível em: https:// www.letras.mus.br. Acesso em: 14 jan. 2024.

 

Com base no trecho da canção, constata-se que pois expressa o valor semântico de

a) causa

b) adição

c) conclusão

d) explicação

e) consequência

 

QUESTÃO 13

A: Mas você está sempre com o rosto grudado na tela do celular! Parece que nem estava prestando atenção na aula!

B: E você não estava fazendo a mesma coisa? Você é o que menos pode me julgar por usar o celular!

©Edição de Arte, 2024.

 

No diálogo, percebe-se uma postura relacionada a uma estratégia argumentativa, argumentum tu quoque, porque

a) em vez de responder à crítica original, B tenta desqualificar o argumento de A .

b) B aceita o fato apontado por A, reconhecendo seu hábito de uso do celular.

c) o personagem B colabora com as ideias de A sobre o excesso de tecnologia.

d) a pergunta de B contesta a alegação de A e esclarece o fato.

e) B ataca a pessoa de A em vez de centrar-se na ideia colocada.

 

QUESTÃO 14

 


No sexto passo para uma alimentação saudável, utilizou-se a vírgula principalmente para

a) omitir termos.

b) enumerar elementos.

c) subordinar as orações.

d) separar locuções explicativas.

e) isolar ou explicar um vocativo.

 

QUESTÃO 15

Desde minha fuga, era calando minha revolta (tinha contundência o meu silêncio! tinha textura a minha raiva!) que eu, a cada passo, me distanciava lá da fazenda, e se acaso distraído eu perguntasse “para onde estamos indo?” – não importava que eu, erguendo os olhos, alcançasse paisagens muito novas, quem sabe menos ásperas, não importava que eu, caminhando, me conduzisse para regiões cada vez mais afastadas, pois haveria de ouvir claramente de meus anseios um juízo rígido, era um cascalho, um osso rigoroso, desprovido de qualquer dúvida: “estamos indo sempre para casa”.

NASSAR, Raduan. Lavoura arcaica. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 33-34.

 

A expressividade lírica da prosa de Raduan Nassar, no fragmento, é reforçada pelo uso de

a) metáforas, transformando o sentido dos nomes.

b) metonímias, representando o caminho como a vida.

c) personificação, antropomorfizando o juízo do narrador.

d) vírgulas, construindo um encadeamento do pensamento.

e) narrador-personagem, exacerbando a subjetividade do personagem.

 

QUESTÃO 16

Um dia engoli o orgulho e fui procurar a vizinha, perguntar sobre meu pai. Ela era uma das moradoras mais antigas da vila. Gente fofoqueira como ela sempre sabe das coisas. A humilhação pra descobrir alguma pista sobre ele valeria a pena. Quando abriu a porta e me viu, ela torceu a cara, como eu já esperava. Me mandou entrar, fez gesto pra eu me sentar no sofá velho, todo rasgado e cheio de pelo de gato. Enfim, disse que sabia que essa hora um dia chegaria e começou a falar.

PASSOS, Vanessa. A filha primitiva. Rio de Janeiro: José Olympio, 2022. p. 45.

 

A vizinha, por ser uma personagem secundária, apresenta

a) defeitos triviais.

b) postura antagonista.

c) informações secretas.

d) conhecimento tradicional.

e) traços comuns de uma vizinha.

 

QUESTÃO 17

Um dia Estêvão Soares foi convidado para um baile em casa de um velho amigo de seu pai. A sociedade era luzida e numerosa; Estêvão, embora vivesse muito arredado, achou ali grande número de conhecidas. Não dançou; viu, conversou, riu um pouco e saiu. Mas ao entrar levava o coração livre; ao sair trouxe nele uma flecha, para falar a linguagem dos poetas da Arcádia; era a flecha do amor. Do amor? A falar a verdade não se pode dar este nome ao sentimento experimentado por Estêvão; não era ainda o amor, mas bem pode ser que viesse a sê-lo. Por enquanto era um sentimento de fascinação doce e branda; uma mulher que lá estava produzira nele a impressão que as fadas produziam nos príncipes errantes ou nas princesas perseguidas, segundo nos rezam os contos das velhas. A mulher em questão não era uma virgem; era uma viúva de trinta e quatro anos, bela como o dia, graciosa e terna.

ASSIS, Machado de. A mulher de preto. Disponível em: http:// www.dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2024.

 

No fragmento, o conflito do personagem central se delineia pelo(a)

a) idade avançada da mulher.

b) conhecidas presentes no baile.

c) sentimento doloroso pela flecha.

d) influência declarada do Arcadismo.

e) sentimento nascente pela fascinação.

 

QUESTÃO 18

Vasco da Gama, o forte Capitão,

Que a tamanhas empresas se oferece,

De soberbo e de altivo coração,

A quem Fortuna sempre favorece,

Pera se aqui deter não vê razão,

Que inabitada a terra lhe parece.

Por diante passar determinava,

Mas não lhe sucedeu como cuidava.

CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Disponível em: http://www. dominiopublico.gov.br. Acesso em: 12 jan. 2024.

 

Em Os Lusíadas, sobre o personagem Vasco da Gama, pode-se dizer que a sua caracterização corresponde à de um

a) sujeito equivocado, pelo erro na rota.

b) herói épico, pelas virtudes em relevo.

c) herói clássico, pelo auxílio da Fortuna.

d) sujeito confuso, pelo afastamento da razão.

e) anti-herói exaltado, pela personalidade soberba. 











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PET PEEVES

A) What drives you crazy? B) Exchange ideas in small groups. - Tell each other about your pet peeves. You may say:              * It d...