– PRONOME –
Os Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, no Japão, revelaram a força e a perseverança de uma jovem atleta brasileira. Leia a notícia a seguir.
1. Copie a alternativa que não corresponde
ao pronome em destaque no trecho a seguir.
[...] a ginasta de Guarulhos, atleta do
Flamengo, se mostrou muito feliz com sua performance histórica em
Tóquio.
a) O pronome está relacionado ao
substantivo performance, por isso encontra-se no feminino singular.
b) O pronome está indicando uma ideia de
posse em relação ao substantivo.
c) O pronome sua, apesar de estar ligado
ao substantivo, refere-se ao adjetivo histórica, daí encontrar-se no feminino
singular.
d) A palavra em destaque no trecho é um
pronome possessivo.
2. Em sua fala no final da notícia, Rebeca usa o pronome indefinido todos. Por que ela empregou esse pronome?
Leia, a seguir, o cartaz que faz parte
da campanha chamada “Nem tudo que cai na rede é peixe”, publicado no site da
Fundação Projeto Tamar, uma fundação que atua na preservação das tartarugas
marinhas.
3. Releia o texto que aparece na parte superior do cartaz.
a) Que informação a primeira frase traz? Você tinha conhecimento desse fato?
b) A segunda frase dirige-se especificamente ao leitor. Que pronome pessoal revela isso? Que efeito de sentido o uso dele produz?
c) Que outro pronome também é empregado na segunda frase?
d) Com que finalidade esse pronome foi usado? Explique sua resposta com elementos do texto.
4. No quadrinho final, o desfecho da história mostra o que se espera das pessoas e evidencia a finalidade do cartaz.
a) Na fala da tartaruga, é empregado o
pronome de tratamento você. É possível afirmar que esse pronome faz a mesma
referência do que aparece na segunda frase que você analisou na atividade anterior?
b) Que outro pronome pessoal é empregado
nessa fala da personagem? Algum outro pronome poderia ter sido usado no lugar
dele? Explique.
5. Agora, releia a fala do pescador e identifique que pronome é empregado nela. Por que esse pronome foi usado?
6. Na parte inferior esquerda do cartaz,
há alguns itens após o título “ATENÇÃO!”. Copie a alternativa que descreve o
que esses itens apresentam.
a) Procedimentos que devem ser realizados
ao se encontrar uma tartaruga marinha presa em uma rede de pesca.
b) Informações do que ocorre com as
tartarugas quando ficam presas em redes de pesca.
c) Relatos de situações que colocam a
preservação das tartarugas marinhas em risco.
d) Exemplos de situações que devem ser
evitadas no cuidado com as tartarugas.
– VERBO –
Leia o trecho de uma notícia que trata da
viagem de uma manada de elefantes pela China.
7. No título da notícia, encontramos o emprego da forma verbal intrigou.
a) Em que tempo e modo essa forma verbal
foi empregada?
b) O uso desse tempo verbal indica que a
ação já ocorreu e foi concluída. Analisando as informações da legenda, é
possível afirmar que esse sentido está presente na forma analisada?
8. Na legenda da imagem, empregou-se a
forma verbal viajaram.
a) Em que tempo e modo está essa forma
verbal?
b) No caderno, copie a alternativa que
indica o sentido atribuído a esse tempo verbal.
* Uma situação incompleta.
* Uma situação completa.
* Uma ação possível.
* Uma ação parcial.
9. No título e no subtítulo da notícia
foram empregadas duas locuções verbais.
a) Quais são elas?
b) Que sentidos essas locuções verbais
atribuem às ações relatadas?
– ADVÉRBIO –
A vida dos imigrantes refugiados em um
país com outra cultura, outra língua e outros costumes pode ser muito difícil
no começo. Porém, com o passar do tempo, eles podem se adaptar ao novo país.
Leia a seguir os trechos de uma reportagem que trata desse assunto.
10. Releia a frase a seguir.
[...]
Além disso, há atualmente cerca de
6,6 milhões de refugiados sírios espalhados por todo o mundo. [...]
a) Que verbo está ligado ao advérbio
destacado?
b) Na oração, há um advérbio e uma locução
adverbial em destaque. Qual é a circunstância expressa por cada um deles?
c) A locução adverbial está relacionada ao
verbo que o primeiro advérbio? Justifique.
11. Releia o título da reportagem. Que
advérbio foi empregado no título? Qual circunstância ele expressa?
12. Releia o período a seguir, em que Abdul
empregou o advérbio muito.
[...] Jorge e Matheus é muito bom. Cristiano Araújo, que
faleceu, mexeu muito comigo. [...]
a) Qual ideia Abdul deseja evidenciar ao usar esse advérbio?
b) Pode-se afirmar que nos dois casos o
advérbio muito está modificando o verbo? Explique.