05 dezembro 2023

PRONOUNS

- Complete o texto com os pronomes (pessoal, objeto, reflexivo) ou adjetivo possessivo:


SELF-TALK

 

Recent studies show that self-talk, or the way __________ explain a problem to __________, can affect __________ performance and even __________ health. To illustrate, one researcher tells the story of co-workers Tom and Sara. Both lost __________ jobs last fall, but __________ responses to this loss were very different. Before __________ left the job, __________ took each other’s telephone numbers so that __________ could keep in touch during the winter. Sara called Tom and other friends often, continued __________ leisure-time activities, and kept __________ fit. __________ encouraged Tom to do the same, but __________ couldn’t take __________ advice. In fact, if Sara hadn’t kept in touch with __________, Tom would have had almost no contact with friends. __________ isolated __________, deprived __________ of __________ hobbies, and even made __________ sick with a bad cold all winter.

What made __________ responses so different from one another? Since both Tom and Sara were laid off, the job loss __________ can’t explain Tom’s problems. One major difference was the way Tom and Sara explained the problem to __________. Sara told __________ that __________ problem was temporary and that __________ __________ could change __________. Tom saw __________ as helpless and permanently unemployed.

In the spring, Tom and Sara both got __________ jobs back. __________ responses when __________ talked to each other were similar to the way __________ explained things to __________. “__________ finally realized that __________ needed __________,” said Sara, the optimist. Tom grumbled, “__________ guess __________ were really desperate”.

 

Glossário

Advice: conselho

Almost: quase

Before: antes

Both: ambos

Cold: gripe

Desperate: desesperado

Fall: outono

Fit: em forma

Health: saúde

Helpless: desamparado

Job: emprego

Leisure-time: tempo de folga

Loss: perda

Often: frequentemente

Researcher: pesquisador

Same: mesmo

Sick: doente

Since: desde

Spring: primavera

Unemployed: desempregado

Winter: inverno

 

VERBOS

call/ called: ligar/ chamar         

change/ changed: mudar                   

deprive/ deprived: privar-se              

do/ did: fazer                          

encourage/encouraged: encorajar   

grumble/ grumbled: resmungar           

isolate/ isolated: isolar                         

keep/kept in touch: manter contato      

lay/laid off: cortar pessoal                   

leave/ left: deixar                      

see/ saw: ver                             

show/ showed: mostrar             

take/ took: pegar/ levar             

tell/ told: contar, dizer               






a) Enxergo, em atitudes desse tipo, uma questão mais profunda, que é a falta de consciência profissional. Uma sociedade em que acontecem casos assim nunca será respeitada.

b) A escola é o lugar de onde podem sair futuros cidadãos conscientes, com os quais se poderá construir uma nação mais crítica de si mesma.

c) O lixo doméstico que a maioria dos países não reaproveita é um dramático problema. Imaginemos então o lixo atômico, para o qua! não há espaço. Ainda não se chegou a uma tecnologia adequada para manuseá-lo. Outra questão muito séria é a do lixo industrial, com que poucos sabem lidar. São vinte bilhões de toneladas por ano de que temos de nos livrar.

d) O arrocho salarial em que certos governos tanto insistem leva o trabalhador ao desespero. Além disso, os juros, de que os comerciantes tanto se queixam, anulam as vias de crédito. Este perverso quadro econômico que todos vivenciamos há anos não pode continuar indefinidamente.

e) O envolvimento de menores de ambos os sexos na prática de crimes é uma verdade de que não podemos fugir. Os poderes constituídos deveriam parar e refletir sobre esse fato com que os jornais enchem suas páginas diariamente. De nada adiantou o Estatuto da Criança e do Adolescente, de que muitos delinquentes adultos se valem para incitar menores à prática de roubos e assassinatos.

f) Falta dinheiro para tudo no Brasil, mas as mordomias continuam. A verdade é que os impostos com que o governo mantém sua máquina emperrada são mal empregados. Há notícias de que órgãos públicos compram copos de cristal, talheres de prata, porcelanas finas, luxos de que não querem abrir mão, mesmo sabendo das dificuldades por que o povo passa.

g) As pedras portuguesas com que a prefeitura do Rio calçou algumas ruas do centro vivem se soltando. Isto é resultado do trabalho de calceteiros incompetentes cujos serviços foram contratados sem nenhum rigor. As ruas se transformaram numa verdadeira armadilha, na qual você pode torcer o pé ou deixar o salto de seu sapato.

h) Cinco horas da manhã. O despertador de que Teresa nunca se separa toca. Acende a luz, é hora do banho. Da cozinha, onde deixou a cafeteira ligada, vem um forte cheiro de café. As crianças se arrumam para ir à escola. Os cadernos e lápis já estão na pasta, de que cuidam com a maior atenção. O carro na garagem espera a hora da partida. Da casa ao trabalho, Teresa enfrenta o trânsito contra o qual pragueja sem parar. Assim começa o seu dia. Um bom dia.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...