22 outubro 2023

CONEXÕES COM O LIVRO "MENSAGEM", DE FERNANDO PESSOA.

O SENTIDO DO TÍTULO

 


Pessoa havia, inicialmente, decidido chamar seu livro de Poemas de Portugal. Concordando com a opinião do amigo Cunha Dias de que esse título já estava muito banalizado, o poeta resolve fazer uma série de estudos com uma citação extraída da obra de Virgílio: Mens Agitat Molem (A mente move a matéria). A divisão em três partes resultou no título do livro: MENS AG/(ITAT MOL)/EM.

 

 


Em 1921, Pessoa fundou, com amigos, uma casa editora e comercial chamada Olisipo. O nome é uma referência ao nome mítico de Lisboa, Olisipone, cujo fundador teria sido o herói grego Ulisses. O logotipo foi criado pelo próprio poeta.








O que Fernando Pessoa quer dizer no livro? Se Dom Sebastião de carne e osso não vai voltar, quem sabe o espírito sebastianista, ou seja, o espírito aventureiro, a vontade de superar limites, a sede de grandeza ou, resumindo numa só palavra, a loucura. Loucura positiva, é aquela que faz sair de casa, que faz ir atrás dos nossos sonhos, superar os nossos medos. Esse espírito é que deveria voltar aos portugueses. Contra o derrotismo, o pessimismo, a mediocridade que imperavam nesse Portugal em crise no início do século 20 no qual Fernando Pessoa vivia. No fundo, a mensagem é o desejo de contaminar, enraizar nos portugueses esse espírito sebastianista, espírito de renascença, ressurgimento de Portugal apontando para o futuro, para um sonho e para uma utopia que é a grande utopia de Pessoa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...