1.
Leia os textos a seguir e transcreva as expressões que exercem a função de
aposto.
a)
“Olacyr de Moraes, o ‘rei da soja’, morre aos 84 anos em SP.”
Folha
de S. Paulo. São Paulo, 17 jun. 2015. p. A1.
b)
“Cinzas do monte Sinabung, vulcão da ilha de Sumatra, na Indonésia, obrigam
moradores a deixarem casas.
Folha
de S. Paulo. São Paulo, 17 jun. 2015. Folha Corrida, p. B10.
c)
“Em São Tomé e Príncipe, uma antiga colônia portuguesa, mudas de cacau
importadas da Bahia e cultivadas por escravos ajudaram um agrônomo a criar um
dos mais desejados sabores do mundo: o chocolate.”
CONTI, Marina. As ilhas de chocolate. National Geographic Brasil, São Paulo:
Abril, fev. 2015. p. 97. Adaptado.
2.
O aposto pode ser expresso como:
(A) um termo que se refere a um nome – substantivo ou pronome – da oração para
explica-lo ou explicitá-lo, geralmente separado por sinais de pontuação:
vírgula, travessão, dois-pontos;
(B) um termo que especifica o nome na frase – aposto especificativo.
Nas
frases a seguir, coloque as letras A ou B para indicar o tipo de aposto que
está destacado:
a)
O filme Star Wars, embora antigo,
ainda faz sucesso entre os jovens. ( )
b)
O livro Alice no país das maravilhas
foi transformado em filme e fez grande sucesso. ( )
c)
Economizar água – compromisso de todos
– é essencial para o futuro das gerações. (
)
d)
A bíblia, um dos livros impressos mais
antigos do mundo ocidental, terá um museu para contar sua história. ( )
3.
Leia esta fábula de Esopo e responda às questões a seguir:
Esta é a história da toupeira – animal cego – que
disse à mãe que estava enxergando. A mãe colocou-a então à prova: deu-lhe um
grão de incenso e perguntou o que era.
– Um calhau – respondeu a filha.
– Minha filha – disse a mãe –, além de cega,
perdeste o olfato. [...]
ESOPO. Fábulas.
Porto Alegre: L&PM, 1999. p. 115. Adaptado.
incenso: resina aromática extraída
de várias plantas.
calhau: fragmento de rocha,
pedra.
a)
As antigas fábulas costumam apresentar, no final da história, um trecho de
texto chamado de moral, que traz um
resumo, uma conclusão ou um ensinamento que pode ser aprendido com o que foi
narrado no texto. Assim como a moral das fábulas, os ditados populares também
apresentam ensinamentos, conselhos, conclusões.
Assinale
o ditado popular que poderia ser utilizado como moral dessa fábula:
( ) Cada macaco no seu galho.
( ) Quem muito quer, tudo perde.
( ) Quem ama o feio, bonito lhe parece.
( ) Mentira tem perna curta.
b)
Transcreva do texto:
-
um aposto
- um vocativo
4.
Observe este trecho de uma história em quadrinhos com a Mônica e o Cebolinha,
personagens de Mauricio de Sousa.
Qual
é a função do termo destacado abaixo na fala de Cebolinha?
Oi, Mônica! Vim me desculpar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário