20 agosto 2023

O QUE ROMANCE TEM A VER COM ROMA?

No Brasil, o escritor José de Alencar foi o grande expoente romântico; e Lulu Santos é considerado oficialmente “o último romântico”. Nos dois casos, estamos falando do mesmo romance?

Durante muito tempo, eu achava que romance era só uma história de paixão, uma aventura sentimental, um caso de amor, até a professora [...] dizer que romance é uma história, uma prosa onde são narrados fatos imaginários quaisquer. De repente, fez todo o sentido ‘1984’ de George Orwell (1949) ser chamado de romance. A história é ótima, mas não tem nada de amor lá.

Romance só tem a ver com amor se amor for lido ao contrário. Romance vem de Roma! Na Antiguidade, o Império Romano espalhou o latim pela Europa. Latim era a língua oficial de Roma (lingua romanica). A mistura do latim com a língua original das regiões conquistadas originou uma terceira língua, o romance (ou romanço), romanice, em latim tardio.

Na Idade Média, enquanto a literatura medieval era escrita em latim, os contos populares eram escritos na língua do povão, em romance. Com o tempo, essas histórias passaram a ser chamadas simplesmente de romance. Os chamados romances de cavalaria eram a típica narração em que um cavaleiro sai pelo mundo enfrentando perigos e salvando donzelas.

A partir do século XVIII, muitos escritores passaram a se interessar mais na fantasia do que na racionalidade. Os faz de conta fantásticos inspiraram um movimento artístico e intelectual conhecido por Romantismo, onde a imaginação sobressaía sobre a objetividade e o sentimento era mais importante que a razão. Como a maioria dessas histórias envolviam casos de amor, acostumamo-nos a associar romance com casos amorosos. Assim, o adjetivo romântico pode se referir à língua, à prosa, ao Romantismo ou aos sujeitos mais sentimentais, sensíveis, apaixonados.

 


 

ADAPTADO DE: https://www.facebook.com/NomesCientificos/posts/o-que-romance-tem-a-ver-com-romanesta-quarentena-segui-os-conselhos-de-humberto-/1596186153865224/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...