04 abril 2023

REALISMO / NATURALISMO

 1. Influências

 


2. Origens

  • 1855
  • Gustave Coubert (1819-1877)
  • Pintor francês
  • Exposição individual em Paris: “O Realismo”
  • Natureza retratada com o máximo de fidelidade: motivos incluindo gente simples intencional... POR QUÊ?
  • Criar impacto à mentalidade da época escandalizar a burguesia: épater les burgeois

 

3. Contexto sociocultural

·        O realismo ocorre em circunstâncias históricas dinâmicas.

·        Alterações profundas: nas ciências, nas estruturas sociais, na filosofia e nas artes.

·        Desenvolvimento das ciências naturais

- Física e química

- Generalização do princípio da transformação da energia > Einstein

- Desenvolvimento da pesquisa sobre o átomo e a molécula > Gay-Lussac e Avogadro

- Pesquisa no campo da calorimetria, ótica, termodinâmica, telefonia, astronomia, eletricidade, magnetismo.

- Nomes em destaque:

Coulomb > força elétrica

Alessandro Volta > primeira pilha de contato

Ampère > análise das relações entre o campo magnético e corrente elétrica

Faraday > indução eletromagnética

- Descobertas no campo científico

Raio infravermelho > 1800

Raio ultravioleta > 1801

Polarização da luz e a polarização cromática 1808-1811

Eletromagnetismo 1820

Pilha termelétrica 1821

Primeiro motor elétrico 1827

Célula fotovoltaica 1839

Dimensão do cálculo da velocidade das moléculas 1868

Raios catódicos 1869

Intensificação da pesquisa e o uso das novas fontes de energia






- Biologia e genética

Lei da evolução natural e intensificação do microscópio > Jean-Baptiste Lamarck

Desenvolvimento da bacteriologia > Louis Pasteur

Fundamentos da fisiologia experimental e comparada > Claude Bernard

Embriologia e as leis da esterilidade > Mendel

A maior figura:


- Filosofia

Augusto Comte (Positivismo):

Os fatos é que determinam o conhecimento

Abstração perde o valor para o concreto

A observação e a experiência tornam-se regras básicas para o pensamento e a atividade científica

CONCLUSÃO

A filosofia acaba por confundir-se com a ciência e o próprio estudo da história e da sociedade passa a ser feito com base nos critérios e na observação.

 

- Criação artística

A obra nada mais é do que um produto determinado por 3 fatores que atuam sobre o artista o escritor: raça, meio e momento histórico

Como fica, então, o autor? Reduzido a mero instrumento de sua época da sociedade em que vive, da própria herança biológica: moral e sociedade

Burguesia assumiu o comando

Progride o liberalismo

Implanta-se o socialismo > primeiras reivindicações operárias

  

REALISMO

A palavra REAL

do latim res > coisa, objeto, fato.

-ismo > doutrina, tendência.

O realismo valoriza as coisas, os objetos, os fatos, em última análise: tudo aquilo que não constitui a interioridade humana, o psiquismo, a subjetividade, a espiritualidade.

CARACTERÍSTICAS DO REALISMO

1. Veracidade

- O objetivo principal dos autores da época

- Repressão emotiva

- Sentimentalismo obstrui a visão objetiva do fato

2. Objetividade

- Distanciam se os autores da matéria de que tratam

- Redução ao mínimo da subjetividade

3. Observação

- Nega-se o valor da inspiração a qual os autores sobrepõem um método, uma técnica, que é a observação da realidade

4. Senso documental

- Material observado tende a ser analisado num processo de pesquisa científica:




5. Sensorialismo

- Decorre da importância que assume a observação

- SENTIDOS > primeiras vias de acesso de que dispõe o homem para estabelecer contato com o mundo

- 1º plano > visão > registro descritivo do ambiente do meio social e dos indivíduos

6. Especificidade

- Escritor aprofunda seu senso de detalhe, fixa minúcias, pesa a importância de cada ambiente, de cada ser, cada situação

7. Senso crítico

- O juízo crítico sobre a realidade demonstrado sobre aquilo que se viu e se documentou

8. Lentidão narrativa

- Enredo é apresentado de forma lenta, uma vez que é retratado pelas minúcias descritivas pelos detalhes de natureza psicológica e pela densidade analítica que o acompanha

9. Adesão à vida contemporânea

- Aderência à realidade

- Importância da temática da vida urbana

- Fixação no presente

10. Função social da arte

- Fenômeno estético passa a ser uma forma de atuar na sociedade, denunciando as condutas de vida dos operários e dos marginalizados, abrindo as feridas da sociedade, rasgando o véu dos preconceitos, da hipocrisia, da ambição, da exploração do homem pelo homem.

 

NATURALISMO

Aplicação dos métodos usados na pesquisa científica à descrição da realidade > observação e experimentação no tratamento dos fatos e dos personagens




Princípio básico: o meio faz o homem

Atos, caráter e destino do homem resultavam da hereditariedade e do ambiente em que vivia

 

O romance naturalista

- Segue a linha realista

- Introduz o homem comum na literatura

- Camadas sociais menos privilegiadas são preocupação constante dos escritores

- Identificação das áreas resultantes da hereditariedade

- Comportamento das personagens é analisado como uma pesquisa do laboratório

- Linguagem simples, natural, coloquial, recorrendo sou pela primeira vez a linguagem vulgar

- A preocupação com o panorama social e coletivo

- Utilização do meio urbano como cenário

- Análise em termos crus e reais da sexualidade em suas várias manifestações inclusive os desvios de conduta social

 

CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO

1. Materialismo

- Homem se reduz a simples matéria e, como tal, está submetido às mesmas leis que regem os organismos vivos em geral.

2. Mecanicismo

- Consequência do materialismo

- Atividades humanas são explicáveis pelas mesmas leis que dominam a realidade física e química

3. Determinismo e fatalismo

- O personagem é desprovido de livre arbítrio

- Reações do personagem não se produzem pela sua vontade

- Determinadas por causas e forças internas (hereditariedade) ou externas (ambiente social/ momento histórico

4. Amoralismo

- O personagem age por instinto

- Não observa normas maiores de conduta

- Dilui-se o senso de responsabilidade

5. Fisiologismo e patologia

- Reação com as funções orgânicas

- Incidência de casos patológicos

 

 

 

As Respigadoras é uma pintura a óleo sobre tela do pintor francês Jean-François Millet completada em 1857 e que se encontra no Museu de Orsay, Paris. A obra representa três camponesas no recolhimento de espigas de trigo caídas no chão após a colheita. A pintura é famosa por apresentar de forma simpática as que então eram as camadas mais baixas da sociedade rural, tendo sido mal-recebida pela alta sociedade francesa da época.






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