1. Influências
2.
Origens
- 1855
- Gustave Coubert (1819-1877)
- Pintor francês
- Exposição individual em Paris: “O Realismo”
- Natureza retratada com o máximo de fidelidade: motivos incluindo gente simples intencional... POR QUÊ?
- Criar impacto à mentalidade da época escandalizar a burguesia: épater les burgeois
3. Contexto
sociocultural
·
O
realismo ocorre em circunstâncias históricas dinâmicas.
·
Alterações
profundas: nas ciências, nas estruturas sociais, na filosofia e nas artes.
·
Desenvolvimento
das ciências naturais
- Física
e química
- Generalização
do princípio da transformação da energia > Einstein
- Desenvolvimento
da pesquisa sobre o átomo e a molécula > Gay-Lussac e Avogadro
- Pesquisa
no campo da calorimetria, ótica, termodinâmica, telefonia, astronomia,
eletricidade, magnetismo.
- Nomes
em destaque:
Coulomb
> força elétrica
Alessandro
Volta > primeira pilha de contato
Ampère
> análise das relações entre o campo magnético e corrente elétrica
Faraday
> indução eletromagnética
- Descobertas
no campo científico
Raio
infravermelho > 1800
Raio
ultravioleta > 1801
Polarização
da luz e a polarização cromática 1808-1811
Eletromagnetismo
1820
Pilha
termelétrica 1821
Primeiro
motor elétrico 1827
Célula
fotovoltaica 1839
Dimensão
do cálculo da velocidade das moléculas 1868
Raios
catódicos 1869
Intensificação
da pesquisa e o uso das novas fontes de energia
- Biologia e genética
Lei da
evolução natural e intensificação do microscópio > Jean-Baptiste Lamarck
Desenvolvimento
da bacteriologia > Louis Pasteur
Fundamentos
da fisiologia experimental e comparada > Claude Bernard
Embriologia
e as leis da esterilidade > Mendel
A maior
figura:
- Filosofia
Augusto
Comte (Positivismo):
Os
fatos é que determinam o conhecimento
Abstração
perde o valor para o concreto
A
observação e a experiência tornam-se regras básicas para o pensamento e a
atividade científica
CONCLUSÃO
A
filosofia acaba por confundir-se com a ciência e o próprio estudo da história e
da sociedade passa a ser feito com base nos critérios e na observação.
- Criação
artística
A obra
nada mais é do que um produto determinado por 3 fatores que atuam sobre o
artista o escritor: raça, meio e momento histórico
Como
fica, então, o autor? Reduzido a mero instrumento de sua época da sociedade em
que vive, da própria herança biológica: moral e sociedade
Burguesia
assumiu o comando
Progride
o liberalismo
Implanta-se
o socialismo > primeiras reivindicações operárias
REALISMO
A
palavra REAL
do
latim res > coisa, objeto, fato.
-ismo
> doutrina, tendência.
O realismo valoriza as coisas, os objetos, os fatos, em última análise: tudo aquilo que não constitui a interioridade humana, o psiquismo, a subjetividade, a espiritualidade.
CARACTERÍSTICAS DO REALISMO
1. Veracidade
- O objetivo principal dos autores da época
- Repressão emotiva
- Sentimentalismo obstrui a visão objetiva do fato
2. Objetividade
- Distanciam se os autores da matéria de que tratam
- Redução ao mínimo da subjetividade
3. Observação
- Nega-se o valor da inspiração a qual os autores
sobrepõem um método, uma técnica, que é a observação da realidade
4. Senso documental
- Material observado tende a ser analisado num processo de pesquisa científica:
5. Sensorialismo
- Decorre da importância que assume a observação
- SENTIDOS > primeiras vias de acesso de que
dispõe o homem para estabelecer contato com o mundo
- 1º plano > visão > registro descritivo do
ambiente do meio social e dos indivíduos
6. Especificidade
- Escritor aprofunda seu senso de detalhe, fixa
minúcias, pesa a importância de cada ambiente, de cada ser, cada situação
7. Senso crítico
- O juízo crítico sobre a realidade demonstrado
sobre aquilo que se viu e se documentou
8. Lentidão narrativa
- Enredo é apresentado de forma lenta, uma vez que
é retratado pelas minúcias descritivas pelos detalhes de natureza psicológica e
pela densidade analítica que o acompanha
9. Adesão à vida contemporânea
- Aderência à realidade
- Importância da temática da vida urbana
- Fixação no presente
10. Função social da arte
- Fenômeno estético passa a ser uma forma de atuar
na sociedade, denunciando as condutas de vida dos operários e dos
marginalizados, abrindo as feridas da sociedade, rasgando o véu dos
preconceitos, da hipocrisia, da ambição, da exploração do homem pelo homem.
NATURALISMO
Aplicação
dos métodos usados na pesquisa científica à descrição da realidade > observação
e experimentação no tratamento dos fatos e dos personagens
Princípio básico: o meio faz o homem
Atos,
caráter e destino do homem resultavam da hereditariedade e do ambiente em que
vivia
O romance naturalista
- Segue a linha realista
- Introduz o homem comum na literatura
- Camadas sociais menos privilegiadas são
preocupação constante dos escritores
- Identificação das áreas resultantes da
hereditariedade
- Comportamento das personagens é analisado como
uma pesquisa do laboratório
- Linguagem simples, natural, coloquial, recorrendo
sou pela primeira vez a linguagem vulgar
- A preocupação com o panorama social e coletivo
- Utilização do meio urbano como cenário
- Análise em termos crus e reais da sexualidade em
suas várias manifestações inclusive os desvios de conduta social
CARACTERÍSTICAS DO NATURALISMO
1. Materialismo
- Homem se reduz a simples matéria e, como tal,
está submetido às mesmas leis que regem os organismos vivos em geral.
2. Mecanicismo
- Consequência do materialismo
- Atividades humanas são explicáveis pelas mesmas
leis que dominam a realidade física e química
3. Determinismo e fatalismo
- O personagem é desprovido de livre arbítrio
- Reações do personagem não se produzem pela sua
vontade
- Determinadas por causas e forças internas
(hereditariedade) ou externas (ambiente social/ momento histórico
4. Amoralismo
- O personagem age por instinto
- Não observa normas maiores de conduta
- Dilui-se o senso de responsabilidade
5. Fisiologismo e patologia
- Reação com as funções orgânicas
- Incidência de casos patológicos
As Respigadoras é uma pintura a óleo sobre tela do pintor francês Jean-François Millet completada em 1857 e que se encontra no Museu de Orsay, Paris. A obra representa três camponesas no recolhimento de espigas de trigo caídas no chão após a colheita. A pintura é famosa por apresentar de forma simpática as que então eram as camadas mais baixas da sociedade rural, tendo sido mal-recebida pela alta sociedade francesa da época.
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