13 fevereiro 2022

ADVÉRBIO I

 A partir das tirinhas abaixo, crie frases que indiquem quando, porque, onde, a frequência com que as ações ocorrem.







10 fevereiro 2022

DIMINUTIVO

 



O ano já está no finalzinho, disse. E pensei: finalzinho é quando termina o final. Comecinho, não. Comecinho é quando começa o começo. Finalzinho é quando o final tá mais perto do final. Onde eu quero chegar com isso? Não faço ideia. Mas sei que vou devagarinho.

Enquanto quem está pertinho está mais perto, quem está longinho está menos longe. Enquanto a tardinha é no final da tarde, a noitinha fica no começo da noite.

Um minutinho dura mais do que um minuto, talvez uns três ou quatro. Um segundinho pode durar até 30 segundos regulamentares. Devagarinho é mais devagar. Rapidinho é mais rápido. Igualzinho é mais igual.

Pouquinho é mais pouco. Agorinha não é mais agora. Agorinha já foi agora, até que passou. "Ele chegou agorinha" significa que não chegou agora, mas há dois minutinhos.

Moço é o jovem, mocinho é o contrário do vilão. Mocinha só existe na frase "já virou mocinha", eufemismo pra um aumentativo: menstruação.

Todo o mundo gosta do engraçado, todo o mundo odeia o engraçadinho. O bonito dá inveja, o bonitinho dá pena. Todo o mundo quer ser bom, ninguém quer ser bonzinho. Quem está só pode estar feliz. Quem está sozinho, nunca. A voz só se torna vozinha quando irrita. Ninguém diz: "adoro sua vozinha", mas "para de fazer vozinha".

Na contramão: um pássaro pode incomodar. Um passarinho, nunca. Ricardo Araújo Pereira foi quem me alertou: o quente incomoda ou machuca. Diz-se: "cuidado, está quente." Não se diz: "cuidado, está quentinho." Diz-se "vou ficar no quentinho". Não há delícia maior que a delicinha. Nada é mais gostoso que o gostosinho.

A melhor culinária brasileira é toda diminutiva: escondidinho, empadinha, queijadinha. Não gosto muito de caldo, mas adoro um caldinho. Não gosto tanto de caju quanto de cajuzinho. Nunca comi um picado, mas não resisto a um picadinho. Gosto de coxa, mas prefiro a coxinha. Bolo tem sua graça, mas bom mesmo é um bolinho. Um é assado e doce, o outro é salgado e frito. Um serve na festinha, o outro, no barzinho.

Chamamos de soneca um sono curto, mas de soninho um sono gostoso. Sonequinha é um sono ao mesmo tempo curto e gostoso. "Quero estarzinho com ela", diz Raul Bopp em "Cobra Norato", e continua: "querzinho de ficar junto".

A língua portuguesa tem uma palavra pros buraquinhos que surgem no rosto quando se ri, e essa palavra também designa o lugar onde enterramos os mortos. Quando morrer, me enterrem numa covinha.

 

 

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2021/12/delicinhas-da-lingua-veja-um-breve-compendio-do-diminutivo-no-portugues.shtml







1.a. “- Somos muito felizes, papai, pois nunca entram ladrões em nossa casa.” Explicação: nunca entram ladrões em nossa casa. Fato explicado: Somos muito felizes.              b. A conjunção pois.   c. porque

2.a. Ela expressa um sentido de adição, de um fato que ocorre logo depois do outro: “[...] o corpo se intoxicou e [...] as duas cabeças morreram”.   b. Causa-consequência e oposição.   c. Sugestões: por isso / mas

3.a. O tema é o desmatamento e o produtor assume uma visão crítica em relação aos responsáveis por ele.   b. Por coordenação.   c. Há uma relação semântica de explicação, que poderia ser explicitada por pois (porque, que etc.).   d. Não. O contexto é suficiente para indicar que a necessidade de sombra é a explicação ou justificativa da ordem dada anteriormente.

4.a. completiva nominal   b. objetiva direta   c. completiva nominal   d. completiva nominal   e. objetiva direta   f. predicativa   g. objetiva direta   h. subjetiva   i. apositiva




09 fevereiro 2022

LINGUAGEM CORPORAL II - É POSSÍVEL RECONHECER?

 IMAGEM 01



IMAGEM 02



IMAGEM 03



IMAGEM 04



IMAGEM 05



IMAGEM 06



IMAGEM 07



IMAGEM 08



IMAGEM 09



IMAGEM 10

IMAGEM 11

IMAGEM 12

IMAGEM 13

IMAGEM 14

IMAGEM 15

IMAGEM 16

IMAGEM 17

IMAGEM 18

IMAGEM 19

IMAGEM 20

IMAGEM 21

IMAGEM 22

IMAGEM 23

IMAGEM 24

IMAGEM 25



LINGUAGEM CORPORAL I

All Of Me


Billie Holiday
[ENGLISH]
All of me
Why not take all of me?
Can’t you see?
I’m no good without you
Take my lips
I want to lose them
Take my arms
I’ll never use them


Your goodbye left me with eyes that cry
How can I go on, dear, without you?
You took the part that once was my heart
So, why not take all of me?



[PORTUGUÊS]
Tudo de mim
Por que não levar tudo de mim
Você não pode ver
Eu não sou bom sem você
Tome meus lábios
Eu quero soltá-los
Tome meus braços
Eu nunca vou usá-los

Seu adeus me deixou com olhos que choram
Como posso seguir sem você, querida
Você levou a parte que já foi meu coração
Então por que não pegar tudo de mim.
















1. feliz            2. triste          3. contente              4. mal-humorado     5. confuso    6. cansado    7. surpreso       8. nervoso    9. esnobe      10. amedrontado    11. desconsolado     12. sentimental            13. orgulhoso           14. sério        15. ingênuo   16. inexpressivo      17. incrédulo             18. seguro           19. reflexivo             20. desanimado       21. bêbado    22. furioso    23. pernicioso            24. com nojo            25. tonto











MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...