13 dezembro 2021

INTERTEXTUALIDADE

 


Disponível em: https://www.facebook.com/zackmagiezi/photos/releitura-do-genial-poema-quadrilha-do-colossal-carlos-drummond-de-andrade/889434581119509/ Acesso em 13.12.2021

  



Disponível em: https://odatilografo.wordpress.com/2014/09/15/poema-de-drummond-versao-facebook/ Acesso em 06.07.2023

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo

que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili

que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para um convento,

Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia,

Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes

que não tinha entrado na história.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Quadrilha. In: Poesia completa e prosa.

Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983.







"O Beijo", Gustav Klimt (1907-1908)




"O Beijo", Angela Oskar (2013) 


















Disponível em: https://www.facebook.com/photo/fbid=1057802436134460&set=pcb.1057802666134437










5. “Circuito é a trajetória percorrida entre um ponto a outro, normalmente tendo como objetivo final o ponto de partida”. O termo é bastante utilizado em eventos esportivos que possuem uma trajetória de corrida fechada, normalmente para competições de velocidade, como, por exemplo, o circuito de Fórmula 1 ou o circuito de atletismo. Um circuito também pode ser entendido como uma rota de viagem, um itinerário pré-estabelecido com um destino final fixo. A palavra circuito está associada com o que é cíclico (em forma de ciclo); o que contorna; circunferência; que acontece em movimentos periódicos”. Já circuito fechado é um circuito elétrico: “O circuito elétrico fechado ou simplesmente ‘circuito fechado’ consiste na transmissão da energia elétrica através do fio condutor, de uma ponta a outra. Exemplo: quando uma luz é ligada, a energia é transmitida através do fio condutor ininterruptamente”. Se o circuito se abre, a circulação de energia elétrica é interrompida. Podemos, dessa forma, associar que o título do texto Circuito Fechado refere-se à trajetória repetitiva e circular percorrida por uma personagem durante o seu dia.

 


6. O texto tem como proposta abordar o cotidiano de uma personagem, descrevendo desde o seu despertar, arrumando-se para o trabalho, realizando suas atividades no dia, até a volta para a sua casa para dormir. Atividade que se repete diariamente.

 

7. SUGESTÃO:

Casa >> chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos.

Trabalho >>  Telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água.

Rua >> Táxi.

Restaurante >> Mesa, toalha, cadeiras, copos, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Maço de cigarros, caixa de fósforos. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, cigarro, fósforo, telefone interno, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio, maço de cigarros, caixa de fósforos. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapos. Quadros.

Rua >> Pasta, carro. Cigarro, fósforo.

Trabalho >> Mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta, telefone, caneta e papel, telefone, papéis, folheto, xícara, jornal, cigarro, fósforo, papel e caneta.

Rua >> Carro. Maço de cigarros, caixa de fósforos.

Casa >> Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesa, cadeiras, pratos, talheres, copos, guardanapos. Xícaras, cigarro e fósforo. Poltrona, livro. Cigarro e fósforo. Televisor, poltrona. Cigarro e fósforo. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.

 

8. A personagem apresentada no texto é de um homem. Algumas palavras que apontam objetos, de uso, geralmente, do sexo masculino, por exemplo: espuma, creme de barbear, pincel, gilete, mictório, paletó, gravata, abotoaduras e cueca,

 

9. A profissão da personagem provavelmente está associada a profissões administrativas, como empresário, administrador, entre outras. Exemplos de palavras que justificam isso: papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis, mesa e poltrona, cadeira, cinzeiro, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, pasta. Tais objetos são característicos do ambiente de um escritório.

 

10. Ao longo de todo o texto são utilizados apenas substantivos, ou seja, palavras lexicais autônomas e portadoras de significado no mundo para contar a narrativa. Não existem outras formas gramaticais no texto, mas mesmo assim é possível perceber a conexão entre os elementos, que transmitem, assim, o sentido do texto. Os substantivos são suficientes para que os leitores consigam inferir a frase completa com as ações em que eles estão envolvidos. Essa construção também dá objetividade ao texto e uma espécie de robotização da personagem, como se ela também fosse uma peça de uma grande engrenagem, como mais um substantivo no meio de tantos outros.

 

12. A rotina diária apresentada no texto é estressante, monótona e sem atrativos. A repetição das palavras “cigarro” e “fósforo”, denotam que a personagem fuma muito, o que pode ser um sinal de preocupação, enfado e/ou cansaço. Quanto à resposta se a personagem é feliz, elementos do texto que apresentam essa característica ou não. Talvez os objetos (cigarro, livro e televisor) sejam meios transmissores de felicidade. Contudo, analisando todo o texto verifica-se que a personagem possui uma rotina muito atarefada e são poucos os momentos que ele tem para si mesmo, e que não demonstra estar feliz.


MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "CEM ANOS DE SOLIDÃO"

  Massacre das Bananeiras: conheça história real que inspirou “Cem Anos de Solidão ” O governo colombiano, para proteger uma empresa dos E...