29 dezembro 2025

TRECHOS DE CORDEL CRIADOS

 Na cidade de concreto

Cheia de luz e buzina

Corre o jovem estudante

Com mochila que destina

Sonhos grandes na cabeça

E lembrança que ilumina

 

Na terra do sertão forte

Brota um saber sem igual,

A biblioteca do Paiaiá

Tesouro do mundo rural.

 

No povoado pequenino,

Milhões de livros estão

Guardando o sonho e a história

Do seu chão

Lá o saber vira ponte

Entre o passado e o amanhã.

 

No nordeste começa

No nordeste termina

São Paulo vai

São Paulo volta

Livros ele gosta

Livros ele ama

Uma ideia boa ele tem

Uma biblioteca ele cria

Nordeste começa

Nordeste termina

 

Eu tive uma grande ideia

Meus livros eu quero guardar

Quero as pessoas ajudar

 

Um lugar onde qualquer um pode estudar

E uma biblioteca vou criar

Ela terá o nome de minha tia

Em homenagem à tão grandiosa Dona Maria.

 

Em minha casa menor

Onde colocar meus livros, então:

Lá não cabem. Aqui também não.

Não sei, não sei, já sei, já sei

Uma biblioteca criarei.

 

A grande ideia surgiu

Com criatividade e luz

E o mundo pode mudar

Com um sonho a realizar

Com amor e fé no coração

Tudo pode ser transformado.





25 dezembro 2025

ORAÇÃO PARA REFEIÇÃO

 Ó, Deus,

Que alimentais as aves do céu e vestis os lírios do campo;

Que multiplicastes os pães e os peixes e tranformastes a água em vinho;

Que conduzis o rebanho às pastagens e o cervo à beira do lago

Vinde à nossa mesa como doador e convidado, para que o nosso pão tenha o sabor da Vossa graça.

24 dezembro 2025

MATÉRIA RELACIONADA AO LIVRO "A CABEÇA DO SANTO"

Estátua de Santo Antônio “espera” cabeça há 35 anos no alto de um monte em Caridade, no Ceará

Novo projeto prevê inauguração de uma nova estátua em 2022, transformando as estruturas antigas em museus. Moradores da rua de onde a cabeça nunca saiu contam como é viver no local que virou ponto turístico do pequeno município. 

A doméstica Antônia Cilda, 57, agradece por ter a vida ligada a Santo Antônio de tantas formas. Nasceu em Caridade, a 97,8 km de Fortaleza, cujo padroeiro é ele, e recebeu o primeiro nome em homenagem ao santo. O pai também chamava-se Antônio. E, para completar, a cabeça de uma estátua inacabada do santo, erguida com 19 metros de altura há 35 anos em um monte na cidade, está a quilômetros de distância do “corpo”, na porta da casa dela. 

“Fico feliz de morar na casa que tem a cabeça do Santo Antônio, e eu gosto daqui porque aqui é muito bom, sossegado. Me sinto até mais protegida, né, porque ele é nosso protetor. Se Deus quiser, enquanto eu for viva, eu quero continuar aqui”, afirma Cilda. 



É entre o muro da casa 25, da Rua 102, do Bairro Conjunto Habitacional que descansa a cabeça desde que a obra foi paralisada em 1986, na gestão do então prefeito Raul Linhares. A ideia, na época, era construir a terceira maior estátua brasileira com a imagem de Santo Antônio, mas o dinheiro acabou, e a obra foi paralisada dois anos depois.

 

“A gente subia e descia lá no morro por causa da obra. Mas foi um tempo que a obra paralisou, dizendo o senhor prefeito que estava sem condições de construir. Aí paralisou tudo, ficou a cabeça aqui no conjunto e parou também lá no morro”, lembra Pedro Ferreira, 71, cujo pai vendeu cerca de três hectares do Morro do Serrote para que a prefeitura construísse a estátua.

 


A casa em que hoje vive Antônia Cilda era do engenheiro da obra, que montou peça por peça a cabeça do santo com a ajuda de outros homens que moravam na cidade. Um deles foi o seu Antônio Barbosa, 74, que ainda mora na mesma rua e guarda na memória o processo de construção. 

“Eu ajudava a fazer o cimento, e os outros a fazer a tela. A gente demorou cerca de seis meses pra terminar a cabeça e o corpo do santo que tá lá no morro, mas aí o prefeito disse que acabou a verba, e a obra parou aqui e lá no Serrote. 

De lá para cá, dez mandatos de prefeitos já se passaram, seis governadores já gerenciaram o Ceará, mas a cabeça continua exposta na rua.

 

Nova estátua prevista para 2022

Em julho deste ano, o governo do estado começou a construir um complexo religioso dedicado a Santo Antônio. O projeto prevê uma nova estátua e a transformação da antiga estrutura em um museu no Morro do Serrote. Serão investidos quase R$ 4,2 milhões na nova estátua, cuja imagem terá 36 metros de altura, elevador interno com quatro paradas, escadas e mirante no ombro da imagem.

 


Em nota, a Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP) informou que a implantação está em fase inicial, com a execução de serviços de fundação e reforma da antiga estrutura. O projeto ainda inclui a urbanização do entorno, com pavimentação em piso intertravado, e construção de escadarias, rampas de acesso e estacionamento. 

O tamanho da antiga estátua foi reduzido de 19 metros para 8,64 metros, com cortes manuais, para a construção do museu. O espaço será reformado e terá uma coberta que dará base à laje do empreendimento. 

A previsão para conclusão da obra é 12 de maio de 2022, mas houve modificações no projeto e já se avalia que a entrega pode ser adiada. 

“Por se tratar de uma obra complexa, já tem muita coisa feita, já executamos e estamos dando continuidade, principalmente nessas estruturas de concreto armado, alvenaria de pedra, que são os serviços iniciais dessa obra”, explica o técnico da construtora, Cisnando Neto. Após essa fase, os operários irão trabalhar na altura de acordo com o desenvolvimento do projeto.

 

Mas e a cabeça?

Para o coordenador de cultura do município, Matheus Belo, a cabeça de Santo Antônio “tem um peso cultural e histórico muito forte na cidade”. Segundo ele, com a chegada do complexo, “a cidade está tendo oportunidade de finalizar uma obra inacabada e aproveitar a repercussão em nível nacional e internacional para poder divulgar as inúmeras outras qualidades que possui”.

 



De acordo com a prefeita Simone Tavares (PDT), a ideia proposta para a rua onde a cabeça está é complementar ao projeto no morro. “Lá vai ser um museu, tem uma casinha, que é histórica, onde começou, onde a cabeça ficou, naquela casa foi dado o apoio total. Então a gente não se desfez dela. Aquela casa vai ser um museu, e a cabeça vai permanecer lá e vai ser um ponto turístico”, afirmou.

A casa foi adquirida pela prefeitura e, enquanto não é iniciada a reforma do museu, abriga a família de Antônia Cilda há nove anos. Ela quer continuar no local e até cria a neta por entre as frestas internas da cabeça de um santo inacabado. 

Já para o seu Antônio Barbosa, que usou as mãos para cimentar o projeto que virou “causo” de fama internacional, a presença da cabeça não faz muita diferença. 

“É verdade que eles querem deixar essa estrutura aí feita. Não é muito de serventia não, podia até ser tirada, já que estão fazendo a outra acolá [no morro], mas depende dos homens, da força maior de querer tirar ou não”, avalia.

 

 

 

Por Cadu Freitas, 29/11/2021

https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/11/29/estatua-de-santo-antonio-espera-cabeca-ha-35-anos-no-alto-de-um-monte-em-caridade-no-ceara.ghtml

02 dezembro 2025

CONCORDÂNCIA VERBAL EM ENIGMAS


 

Leia os enigmas e tente resolvê-los! Para isso, você precisará seus conhecimentos de concordância verbal!

CASO 1: O ROUBO NA GALERIA DE ARTE

Um quadro valioso foi roubado da Galeria “A Unidade”. O detetive Sintaxe interroga os suspeitos, mas há um detalhe: com a intenção de debochar da polícia, o criminoso deixou um bilhete anônimo com 4 falas: cada uma foi supostamente dita por alguém envolvido com a galeria de arte.  O desafio é cruzar as falas dos suspeitos com o bilhete para encontrar o autor. Segundo o criminoso, ele cometeu um erro de Concordância Verbal.  

As Declarações:

Segurança: “A multidão de visitantes causou um tumulto, mas nada fora do normal.

Curador: “O irmão dos seguranças estavam no intervalo, senhor. Uma falha imperdoável!

Crítico de Arte: O público adorou a exposição, mas o quadro sumiu.”

Diretora: “O nosso grupo de funcionários é bastante competente.

Quem é o criminoso? 

 

CASO 2: O SUMIÇO DO DOCEIRO

Monsieur Crème, o doceiro mais famoso de Paris, desapareceu durante o preparo de seu Bolo da Concórdia . A polícia suspeita que alguém da confeitaria manipulou as declarações para esconder o crime. O detetive Verbal encontra um bilhete suspeito no bolso do avental do doceiro. No bilhete, havia uma mensagem: se algo a acontecer a mim, o culpado será aquele que sempre esquece as concordâncias”.  

INTERROGATÓRIO

Ajudante de Cozinha: “A maioria estavam de folga quando ele sumiu.

Entregador: “Um grande número de encomendas esperava para ser despachado.

Chef Sabichona: “Grande número dos aprendizes não fazia ideia de onde ele estava. Eu observei isso.”

Gerente do Café: “A maior parte dos clientes já tinha ido embora.”

Quem é o criminoso?

 

CASO 3: O FURTO DO CADERNO

O Caderno Bombástico  com segredos de Estado explosivos foi roubado do cofre do Agente X. O detetive Substantival descobre que o criminoso deixou um relatório falsificado no sistema, com um erro de concordância revelador. 

INTERROGATÓRIO ESTRATÉGICO:

Oficial de Turno: “Mais de uma câmera registrou o corredor, mas estava escuro.

Sargento Rigoroso: “Mais de uma porta levam ao local, Detetive. Um ponto fraco na segurança!

Cabo da Guarda: “Cerca de dez agentes patrulhavam a área externa.

Coronel Superior: Menos de cinco minutos se passou entre as trocas de guarda.

Quem é o criminoso?

 

CASO 4: O MISTÉRIO DA BIBLIOTECA SECRETA

O raríssimo Manuscrito das Luzes  sumiu da biblioteca do Lorde Inglês. Um bilhete cifrado foi encontrado no local. O detetive Concórdio foi chamado! Ele começa a analisar as 4 frases atribuídas a suspeitos. As frases foram escritas por alguém que sabe quem cometeu o crime. Segundo o bilhete, o culpado era o cúmplice do próprio autor da mensagem secreta. Dica: os artigos definidos são importantes para resolver o mistério. 

Bibliotecário: “Os Países Baixos são ricos em tesouros literários.”

Lady Cultura: “As Seychelles encanta colecionadores, mas não lidam com manuscritos.

Professor de História: “Marrocos possui manuscritos islâmicos valiosos.

Antiquário: “As Maldivas são um paraíso, mas não para ladrões.

Quem é o criminoso?

 

CASO 5: O MISTÉRIO DA BIBLIOTECA SECRETA

A vítima, Milena, era conhecida por ser meticulosa, articulada e obsessiva com a correção gramatical. Quando desapareceu, deixou para trás apenas seu celular. Nele, as últimas mensagens chamaram a atenção dos investigadores. Na tentativa de ganhar tempo e despistar a polícia, o criminoso enviou mensagens para conhecidos e um familiar da Milena, usando o celular dela. Mas algo saiu errado. Um perito linguístico da equipe percebeu um detalhe importante: uma das mensagens contém erros que Milena jamais cometeria. 

Qual mensagem a polícia deve investigar para descobrir o paradeiro de Milena?

Mensagem para Bruno (ex-namorado): “Olha, a multidão se afastou quando começou a confusão. Eu saí logo depois.

Mensagem para Fernanda (colega de trabalho): “O grupo do escritório resolveu cancelar a festa. Ninguém mais queria comemorar.

Mensagem para Jorge (vizinho estranho): “O grupo se revoltaram, e eu só fiquei olhando, quieto.”

Mensagem para Carla (irmã): “Todo o elenco aplaudiu o ensaio final. Foi emocionante, querida.”

 

01 dezembro 2025

KEYCHAIN PHOTO VIEWER

 











🎨CASO 1: O ROUBO NA GALERIA DE ARTE

Suspeito: Curador

Fala: “O irmão dos seguranças estavam no intervalo, senhor.”

Erro: Sujeito é “o irmão” (singular), mas o verbo está no plural (estavam).

Correção: “O irmão dos seguranças estava no intervalo.”

 

🎂CASO 2: O SUMIÇO DO DOCEIRO

Suspeito: Ajudante de Cozinha

Fala: “A maioria estavam de folga quando ele sumiu.”

Erro: “A maioria” é singular, mas o verbo foi conjugado no plural (estavam).

Correção: “A maioria estava de folga quando ele sumiu

 

📓CASO 3: O FURTO DO CADERNO

Suspeito: Sargento Rigoroso

Fala: “Mais de uma porta levam ao local, Detetive.”

Erro: Quando usamos “mais de um”, o verbo vai para o singular.
Correção: “Mais de uma porta leva ao local, Detetive”

 

📚CASO 4: O MISTÉRIO DA BIBLIOTECA SECRETA

Suspeito: Lady Cultura

Fala: “As Seychelles encanta colecionadores...”

Erro: Sujeito está no plural, mas o verbo está no singular.

Correção: “As Seychelles encantam colecionadores...”

📱CASO 5: O DESAPARECIMENTO DE MILENA

Mensagem suspeita: “O grupo se revoltaram, e eu só fiquei olhando, quieto.”
Erro: “O grupo” é sujeito no singular, o verbo deveria concordar: “revoltou”.
Correção: “O grupo se revoltou, e eu só fiquei olhando, quieto.”



USO DO HÍFEN

(1) O “bem” não gosta de ninguém: Bem-vindo Bem-feito Bem-estar Bem-humorado (2) O “mal” não gosta de vogal: Mal-agradecido Ma...