03 outubro 2025

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3 - 1ª SÉRIE 2025

- Texto para as questões 1 a 3

Cuitelinho1

Cheguei na beira do porto

Onde as ondas se espaia

As garça dá meia vorta

E senta na beira da praia

E o cuitelinho não gosta

Que o botão de rosa caia, ia

 

Aí quando eu vim da minha terra

Despedi da parentaia

Eu entrei no Mato Grosso

Dei em terras paraguaia

Lá tinha revolução

Enfrentei fortes bataia, ia

 

A tua saudade corta

Como aço de navaia

O coração fica aflito

Bate uma, a outra faia

E os zóio se enche d’água

Que até a vista se atrapaia, ia

SOBRINHO, J. R. [Pena Branca]; SILVA, R. R. [Xavantinho]. Cuitelinho. Disponível em: www.letras.mus.br/pena-brancae-xavantinho/48101. Acesso em: 7 mar. 2025.

 

Glossário:

1. cuitelinho: o mesmo que beija-flor.

 

Questão 1

A letra da canção explora diferentes recursos discursivos, a fim de extrair mais expressividade deles. Analise os trechos destacados a seguir e aponte a alternativa em que a figura de linguagem está corretamente indicada.

A) “[...] E o cuitelinho não gosta / Que o botão de rosa caia [...]” – ironia.

B) “[...] A tua saudade corta / Como aço de navaia [...]” – hipérbole.

C) “[...] O coração fica aflito [...]” – metáfora.

D) “[...] Bate uma, a outra faia [...]” – antítese.

E) “[...] Despedi da parentaia [...]” – catacrese.

 

Questão 2

Considerando a temática e a linguagem empregada na letra da canção Cuitelinho, é correto afirmar que ela é característica do seguinte grupo social de falantes:

A) idosos.

B) jovens de periferia.

C) sertanejos.

D) nordestinos.

E) pessoas com baixa escolarização.

 

Questão 3

Analise os comentários feitos acerca de algumas variações linguísticas da letra de “Cuitelinho”.

I. Em “navaia”, “atrapaia” e “zóio”, ocorre a substituição do /lh/ da língua padrão pela vogal /i/, caracterizadora de variação linguística.

II. Em “Cheguei na beira do porto [...]”, o verbo “chegar” foi empregado com uma regência diferente da que prescreve a norma-padrão do português.

III. Trechos como “[...] as ondas se espaia [...]” e “[...] terras paraguaia [...]” exemplificam uma variação do padrão de concordância verbal da língua portuguesa.

 

É correto o que se afirma em:

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) I e II, apenas.

E) II e III, apenas.

 

- Texto para as questões de 4 a 6

Uma “cartilha do PCC” que circulou há poucos meses, com dezenas de “leis do crime”, tinha como artigo primeiro um certo “ato de talarico”, que ocorre “quando o envolvido tenta induzir (sic 1, provavelmente seduzir) a companheira de outro e não é correspondido”.

Isso parece ter sido decisivo para que se espalhasse por diversos sites a informação de que a palavra nasceu como “gíria de presidiários” – que, como se pode imaginar, são mesmo uma população especialmente vulnerável à talaricagem.

No entanto, ainda que não se discuta o sucesso que o modismo vocabular faz na cadeia, sua fonte documentada aponta para uma difusão bem mais ampla.

Talarico é uma daquelas gírias raras que têm certidão de nascimento. Zeca Pagodinho reivindica sua paternidade (em parceria com Serginho Procópio) num samba de 1992, “Talarico Ladrão de Mulher”, que tem como refrão “Eu não falo mais com Talarico / Talarico roubou minha mulher”.

RODRIGUES, S. Talarico é gíria com registro em cartório. Folha de S.Paulo, 2 out. 2024. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/2024/10/talarico-e-giria-com-registro-em-cartorio.shtml. Acesso em: 4 fev. 2025.

 

Glossário:

1. sic: expressão latina que se usa para indicar, em uma transcrição, que determinado equívoco constava no texto original.

 

Questão 4

As variantes linguísticas se associam às comunidades de falantes pelas quais são utilizadas, refletindo aspectos como região, faixa etária, nível de escolaridade, entre outros. No caso da forma “talarico”, o fragmento permite inferir que se trata de uma variante

A) regional, uma vez que seu uso está associado a um território em particular.

B) restritiva, pois é uma gíria que circula predominantemente em meio à bandidagem.

C) de gênero, porque se utiliza o termo exclusivamente em conversas entre homens.

D) sociocultural, já que sua circulação é associada a um grupo social marginalizado.

E) histórica, porque o vocábulo é reconhecido como um gíria própria dos anos 1990.

 

Questão 5

As variantes linguísticas podem ocorrer em diferentes níveis da análise linguística. No caso de “talarico” e “talaricagem”, temos exemplo de variantes

A) lexicais.

B) fonéticas.

C) morfológicas.

D) sintáticas.

E) fonológicas.

 

Questão 6

Considerando a hipótese que justifica o uso do termo latino sic pelo enunciador, é correto afirmar que o uso de “induzir”, no contexto em que ocorre,

A) exemplifica o fenômeno da variação linguística, pois se trata de um uso próprio de certa comunidade de falantes.

B) está plenamente adequado ao contexto, uma vez que, no universo cultural em questão, não se exigem formalidades.

C) prejudica a compreensão da mensagem, já que uma semelhança fonética induziu o enunciador a selecionar equivocadamente o termo.

D) impede a interação entre enunciador e enunciatário, porque o contexto é insuficiente para inferir o sentido pretendido para o enunciado.

E) reflete a baixa escolaridade do enunciador, que se mostra incapaz de elaborar um enunciado minimamente inteligível.

 

Questão 7

Dois países, três cidades, uma só comunidade

Cidades separadas por fronteira seca reúnem paranaenses, catarinenses e argentinos em uma integração. Essa irmandade entre os municípios é perceptível não apenas pela relação geográfica. Nas ruas ou no comércio, é fácil encontrar quem trabalhe em uma cidade e viva na outra. É comum perceber um sotaque quase indefinido, misturando português e espanhol, resultado da convivência entre brasileiros e argentinos. Palavras como camiáu (caminhão) não são encontradas nem no espanhol nem no português vernáculos, apenas no portunhol. Tal situação, de contato linguístico, é muito comum nas fronteiras de países ou até mesmo dentro de um país em que duas línguas coexistem, em regiões próximas a países fronteiriços ou em comunidades bilíngues.

Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso em: 12 dez. 2023. (Adaptado.)

 

De acordo com esse texto, a palavra “camiáu” é um exemplo de fenômeno que revela a

A) variedade histórica do português brasileiro usado em comunidades bilíngues.

B) criação de neologismos no âmbito do comércio no português brasileiro.

C) necessidade de alterações ortográficas na língua espanhola.

D) riqueza da diversidade linguística em contextos de fronteira.

E) variação do léxico do português em estados brasileiros.

 

- Texto para as questões 8 a 10

Memes e fake news: o impacto na educação das crianças

Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois dos memes. Na economia da velocidade, alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial: será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e compartilhadas?

Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais estavam divulgando conteúdo sem saber o que havia por trás das palavras”, relata a professora.

“O que antes era engraçado para os alunos passou a ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a representação da criança em memes de WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula nas plataformas de mídia social.

Letramento político e midiático é um desafio intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tomando moedas valiosas.

Disponível em: https://unetas.com.br.Acesso em: 15 jan. 2024. (Adaptado.)

 

Questão 8

Ao abordar a relação dos memes com a educação, a reportagem sustenta uma crítica à

A) falta de fiscalização no uso de aplicativos de mensagens por crianças.

B) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.

C) utilização de ferramentas digitais no trabalho educacional.

D) exploração de conteúdos humorísticos nas mídias sociais.

E) propagação de mensagens com objetivos políticos.

 

Questão 9

Segundo o texto, os memes podem conter

A) piadas, reflexões políticas e informações falsas.

B) conteúdos políticos, mentirosos e midiáticos.

C) elogios a postagens que são muito compartilhadas.

D) mentiras políticas e traduções malfeitas de mensagens.

E) curtidas ao que se considera a verdade de cada um.

 

Questão 10

Os memes e as notícias falsas se tornaram comuns, de acordo com o texto, no ambiente

A) das escolas públicas.

B) das redes sociais.

C) do ensino fundamental.

D) do Distrito Federal.

E) do WhatsApp das crianças.

 

Questão 11

Leia a estrofe abaixo e faça o que se pede:

Dos vícios já desligados

nos pajés não crendo mais,

nem suas danças rituais,

nem seus mágicos cuidados.

ANCHIETA, J. de. O Auto de São Lourenço. Tradução de Walmir Ayala. Rio de Janeiro: Ediouro, [s.d.]. p. 110.

 

Assinale a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos meninos índios em procissão.

A) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.

B) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.

C) Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.

D) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.

E) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.

 

Questão 12

- Leia o texto, analise a figura e responda à questão.

Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres.

ÁVILA, A. O lúdico e as projeções do Barroco. São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.

 



ATAÍDE, M. C. Pintura do forro da nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG).

 

Sobre o texto e a figura, é correto afirmar que

A) o texto apresenta as principais características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento artístico do período colonial brasileiro.

B) enquanto a figura representa a arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a obra.

C) não é possível afirmar que o texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois a figura é do Barroco Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano.

D) tanto o texto como a imagem tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira como um todo e não sobre algo específico.

E) o texto explicita as principais características da pintura barroca tal qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na obra de Manoel da Costa Ataíde.

 

- Leia o texto para responder à questão.

Achando-se um braço perdido do Menino Deus de Nossa Senhora das Maravilhas, que desacataram infiéis na Sé da Bahia

O todo sem a parte não é todo;

A parte sem o todo não é parte;

Mas se a parte o faz todo, sendo parte,

Não as diga que é parte, sendo o todo.

 

Em todo o Sacramento está Deus todo,

E todo assiste inteiro em qualquer parte,

E feito em partes todo em toda a parte,

Em qualquer parte sempre fica todo.

 

O braço de Jesus não seja parte,

Pois que feito Jesus em partes todo,

Assiste cada parte em sua parte.

 

Não se sabendo parte deste todo,

Um braço que lhe acharam, sendo parte,

Nos diz as partes todas deste todo.

MATOS, G. de. Achando-se um braço perdido do Menino Deus de Nossa Senhora das Maravilhas, que desacataram infiéis na Sé da Bahia. In: WISNIK, J. M. (org.) Poemas Escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p. 236.

 

Questão 13

Gregório de Matos, conhecido como “Boca do Inferno”, tem uma vasta produção poética que transita por diferentes temas e formatos. Considerando o texto transcrito, assinale a alternativa que melhor expressa o tema do poema e sua relação com as tendências do barroco literário: o “cultismo” e o “conceptismo”.

A) O poema reflete a onipresença divina e o mistério da transubstanciação por meio de um raciocínio lógico (conceptismo) e jogos de linguagem que exploram a relação entre parte e todo (cultismo).

B) O poema exalta a simplicidade da fé cristã por meio de uma linguagem clara e objetiva, sem jogos de palavras ou complexidade filosófica (conceptismo).

C) O texto apresenta uma crítica social, denunciando a hipocrisia da Igreja católica e das autoridades coloniais, característica marcante da obra de Gregório de Matos.

D) A obra expressa um sentimento romântico de saudade e nostalgia, explorando a subjetividade e as emoções do eu lírico. O texto é, portanto, predominantemente cultista.

E) O poema se concentra na oposição entre o bem e o mal de maneira maniqueísta, aproximando-se do conceptismo, sem recorrer a construções complexas ou jogos de linguagem.

 

Questão 14

Observe a imagem para responder à questão.

 


A pintura O juramento dos Horácios (1784), de Jacques-Louis David, é um ícone do Neoclassicismo e representa um momento de sacrifício e dever patriótico inspirado na lenda romana dos Horácios. A cena mostra três irmãos Horácios jurando lealdade a Roma e prometendo lutar até a morte contra os Curiácios, enquanto seu pai ergue as espadas em sinal de compromisso. No lado direito, as mulheres da família expressam dor e resignação, destacando o contraste entre o dever público e o sofrimento pessoal.

Jacques-Louis David tornou-se um dos artistas preferidos de Napoleão durante o período da Revolução Francesa.

Pode-se dizer que o(s) aspecto(s) da tela que melhor representam sua filiação à estética neoclássica é(são)

A) a composição caótica e assimétrica, que reforça o dinamismo da cena.

B) a falta de influência da arte clássica, evidenciada nas vestimentas modernas.

C) o forte jogo de luz e sombra.

D) a predominância de temas religiosos e espirituais sobre os políticos.

E) a composição equilibrada e a ênfase na racionalidade e no heroísmo.

 

- Texto para as questões 15 e 16

Quem deixa o trato pastoril, amado,

Pela ingrata, civil correspondência,

Ou desconhece o rosto da violência,

Ou do retiro a paz não tem provado.

 

Que bem é ver nos campos, transladado

No gênio do Pastor, o da inocência!

E que mal é no trato, e na aparência

Ver sempre o cortesão dissimulado!

 

Ali respira Amor sinceridade;

Aqui sempre a traição seu rosto encobre;

Um só trata a mentira, outro a verdade.

 

Ali não há fortuna que soçobre;

Aqui quanto se observa é variedade:

Oh! ventura do rico! Oh! bem do pobre!

COSTA, C. M. da. [s.t.]. In: BARBOSA, F. (org.). Cinco Séculos de Poesia: antologia da poesia clássica brasileira. São Paulo: Landy, 2003.

 

Questão 15

Levando em consideração os principais lemas utilizados na composição de textos árcades, pode-se dizer que o que mais se destaca no soneto de Cláudio Manuel da Costa é o

A) carpe diem.

B) locus amoenus.

C) fugere urbem.

D) aurea mediocritas.

E) inutilia truncat.

 

Questão 16

O texto prevê razões possíveis para explicar uma suposta mudança de comportamento do eu lírico. Tais razões são a(o)

A) desejo de ascensão social e a busca por riqueza na cidade.

B) ignorância sobre a violência e a falta de experiência com a paz do retiro.

C) atração pelas aparências da vida urbana e repulsa aos costumes simples do campo.

D) valorização da variedade de experiências urbanas e ilusão de autenticidade no convívio social da corte.

E) ambição de reconhecimento social e afastamento das virtudes naturais da vida campestre.

 

 

Questão 1

The cognitive benefits of physical activity: Exploring the brain-exercise connection

April 16, 2024

 

Regular exercise can result in structural and functional changes in the brain, such as the generation of new neurons in the hippocampus. Additionally, chemical changes occur within the brain in response to exercise. Exercise stimulates the release of neurotransmitters (i.e., chemicals that allow neurons in our body to communicate with one another), like dopamine, serotonin, and norepinephrine. These neurotransmitters can help to regulate our moods, control our stress response, and generally impact on our overall emotional health. Relatedly, exercise increases the production of brain-derived neurotrophic factors.

Another way in which regular exercise can improve our brain health and wellbeing is through the effect of exercise on inflammation. Exercise has been shown to have anti-inflammatory effects, and individuals with mental health disorders like anxiety and depression tend to have elevated levels of inflammatory markers. Exercise can help reduce chronic or excessive inflammation that can negatively impact mental health. Exercise can also help regulate the body’s stress response by lowering cortisol levels (the stress hormone). Likewise, exercise can promote resilience when individuals face stressors. Finally, a more relaxed state of mind can promote better sleep.

Disponível em: www.openaccessgovernment.org.

 

Considerando o texto, o exercício físico pode interferir no desempenho cognitivo por diversos motivos, dentre eles

A) provoca um aumento e rejuvenescimento de células cerebrais.

B) melhora a capacidade de controlar a quantidade de informações na memória.

C) cura todas as doenças que envolvem as funções cognitivas.

D) reduz o risco de quedas, sobretudo em indivíduos com prejuízo mental.

E) estimula a liberação dos neurotransmissores, como dopamina, serotonina e norepinefrina.

 

Questão 2

Conforme mencionado no texto, exercícios regulares podem gerar benefícios para nossa saúde e nosso bem-estar cerebral. Entre esses benefícios estão a(o)

A) gasto calórico excessivo, mas com redução da mobilidade.

B) cura total das lesões dos músculos e das articulações.

C) liberação de hormônios que impedem dores musculares e lesões.

D) alívio do estresse, a regulação do humor e a redução da inflamação crônica.

E) prevenção de enfermidades provocadas por bactérias.

 

Questão 3

We can say from the text that exercise can improve brain health and wellbeing by reducing

A) blood pressure.

B) inflammation.

C) muscle mass.

D) heart rate.

E) oxygen levels.

 

Questão 4

According to the text, exercise helps reduce which of the following in the body?

A) Body temperature.

B) Cortisol levels.

C) Muscle fatigue.

D) Bone density.

E) Blood circulation.

 

Questão 5

In the sentence “Likewise, exercise can promote resilience when individuals face stressors. Finally, a more relaxed state of mind can promote better sleep” (last paragraph), “likewise” could be replaced, with no change in meaning, by

A) correspondingly.

B) reverse.

C) contrariwise.

D) in a good way.

E) all in all.

AVALIAÇÃO BIMESTRAL 3 - 6º ANO 2025

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