- Texto para as questões 1 a 3
Cuitelinho1
Cheguei
na beira do porto
Onde
as ondas se espaia
As
garça dá meia vorta
E
senta na beira da praia
E
o cuitelinho não gosta
Que
o botão de rosa caia, ia
Aí
quando eu vim da minha terra
Despedi
da parentaia
Eu
entrei no Mato Grosso
Dei
em terras paraguaia
Lá
tinha revolução
Enfrentei
fortes bataia, ia
A
tua saudade corta
Como
aço de navaia
O
coração fica aflito
Bate
uma, a outra faia
E
os zóio se enche d’água
Que
até a vista se atrapaia, ia
SOBRINHO, J. R. [Pena Branca]; SILVA, R. R.
[Xavantinho]. Cuitelinho. Disponível
em: www.letras.mus.br/pena-brancae-xavantinho/48101. Acesso em: 7 mar. 2025.
Glossário:
1.
cuitelinho: o mesmo que beija-flor.
Questão
1
A
letra da canção explora diferentes recursos discursivos, a fim de extrair mais
expressividade deles. Analise os trechos destacados a seguir e aponte a
alternativa em que a figura de linguagem está corretamente indicada.
A)
“[...] E o cuitelinho não gosta / Que o botão de rosa caia [...]” – ironia.
B)
“[...] A tua saudade corta / Como aço de navaia [...]” – hipérbole.
C)
“[...] O coração fica aflito [...]” – metáfora.
D) “[...] Bate uma, a outra faia [...]”
– antítese.
E)
“[...] Despedi da parentaia [...]” – catacrese.
Questão
2
Considerando a temática e a
linguagem empregada na letra da canção Cuitelinho,
é correto afirmar que ela é característica do seguinte grupo social de
falantes:
A) idosos.
B) jovens de periferia.
C) sertanejos.
D) nordestinos.
E) pessoas com baixa
escolarização.
Questão
3
Analise
os comentários feitos acerca de algumas variações linguísticas da letra de
“Cuitelinho”.
I.
Em “navaia”, “atrapaia” e “zóio”, ocorre a substituição do /lh/ da língua
padrão pela vogal /i/, caracterizadora de variação linguística.
II.
Em “Cheguei na beira do porto [...]”, o verbo “chegar” foi empregado com uma
regência diferente da que prescreve a norma-padrão do português.
III.
Trechos como “[...] as ondas se espaia [...]” e “[...] terras paraguaia [...]”
exemplificam uma variação do padrão de concordância verbal da língua
portuguesa.
É
correto o que se afirma em:
A)
I, apenas.
B)
II, apenas.
C)
III, apenas.
D) I e II, apenas.
E)
II e III, apenas.
-
Texto para as questões de 4 a 6
Uma “cartilha do PCC” que circulou há poucos
meses, com dezenas de “leis do crime”, tinha como artigo primeiro um certo “ato
de talarico”, que ocorre “quando o envolvido tenta induzir (sic 1,
provavelmente seduzir) a companheira de outro e não é correspondido”.
Isso parece ter sido decisivo para que se
espalhasse por diversos sites a informação de que a palavra nasceu como “gíria
de presidiários” – que, como se pode imaginar, são mesmo uma população
especialmente vulnerável à talaricagem.
No entanto, ainda que não se discuta o sucesso
que o modismo vocabular faz na cadeia, sua fonte documentada aponta para uma
difusão bem mais ampla.
Talarico é uma daquelas gírias raras que têm
certidão de nascimento. Zeca Pagodinho reivindica sua paternidade (em parceria
com Serginho Procópio) num samba de 1992, “Talarico Ladrão de Mulher”, que tem
como refrão “Eu não falo mais com Talarico / Talarico roubou minha mulher”.
RODRIGUES, S. Talarico é gíria com registro em
cartório. Folha de S.Paulo, 2 out. 2024. Disponível em: www1.folha.uol.com.br/colunas/sergio-rodrigues/2024/10/talarico-e-giria-com-registro-em-cartorio.shtml.
Acesso em: 4 fev. 2025.
Glossário:
1.
sic: expressão latina que se usa para indicar, em uma transcrição, que
determinado equívoco constava no texto original.
Questão
4
As variantes linguísticas se
associam às comunidades de falantes pelas quais são utilizadas, refletindo
aspectos como região, faixa etária, nível de escolaridade, entre outros. No
caso da forma “talarico”, o fragmento permite inferir que se trata de uma
variante
A) regional, uma vez que seu uso
está associado a um território em particular.
B) restritiva, pois é uma gíria
que circula predominantemente em meio à bandidagem.
C) de gênero, porque se utiliza o
termo exclusivamente em conversas entre homens.
D) sociocultural, já que sua circulação é associada a um grupo social
marginalizado.
E) histórica, porque o vocábulo é
reconhecido como um gíria própria dos anos 1990.
Questão
5
As
variantes linguísticas podem ocorrer em diferentes níveis da análise
linguística. No caso de “talarico” e “talaricagem”, temos exemplo de variantes
A) lexicais.
B)
fonéticas.
C)
morfológicas.
D)
sintáticas.
E)
fonológicas.
Questão
6
Considerando a hipótese que
justifica o uso do termo latino sic
pelo enunciador, é correto afirmar que o uso de “induzir”, no contexto em que
ocorre,
A) exemplifica o fenômeno da
variação linguística, pois se trata de um uso próprio de certa comunidade de falantes.
B) está plenamente adequado ao
contexto, uma vez que, no universo cultural em questão, não se exigem
formalidades.
C) prejudica a compreensão da mensagem, já que uma semelhança fonética
induziu o enunciador a selecionar equivocadamente o termo.
D) impede a interação entre
enunciador e enunciatário, porque o contexto é insuficiente para inferir o
sentido pretendido para o enunciado.
E) reflete a baixa escolaridade do
enunciador, que se mostra incapaz de elaborar um enunciado minimamente inteligível.
Questão
7
Dois países, três
cidades, uma só comunidade
Cidades separadas por fronteira seca reúnem
paranaenses, catarinenses e argentinos em uma integração. Essa irmandade entre
os municípios é perceptível não apenas pela relação geográfica. Nas ruas ou no
comércio, é fácil encontrar quem trabalhe em uma cidade e viva na outra. É
comum perceber um sotaque quase indefinido, misturando português e espanhol,
resultado da convivência entre brasileiros e argentinos. Palavras como camiáu
(caminhão) não são encontradas nem no espanhol nem no português vernáculos,
apenas no portunhol. Tal situação, de contato linguístico, é muito comum nas
fronteiras de países ou até mesmo dentro de um país em que duas línguas
coexistem, em regiões próximas a países fronteiriços ou em comunidades
bilíngues.
Disponível em: www.gazetadopovo.com.br. Acesso
em: 12 dez. 2023. (Adaptado.)
De
acordo com esse texto, a palavra “camiáu” é um exemplo de fenômeno que revela a
A)
variedade histórica do português brasileiro usado em comunidades bilíngues.
B)
criação de neologismos no âmbito do comércio no português brasileiro.
C)
necessidade de alterações ortográficas na língua espanhola.
D) riqueza da diversidade linguística
em contextos de fronteira.
E)
variação do léxico do português em estados brasileiros.
- Texto para as questões
8 a 10
Memes e fake news: o impacto na educação das crianças
Há quem diga que o Brasil nunca mais foi o mesmo depois
dos memes. Na economia da velocidade,
alguns apostam no humor, outros no engajamento político, e tem gente investindo
alto na mentira também. Diante desse cenário, uma pergunta se torna essencial:
será que todo mundo está conseguindo traduzir as mensagens postadas, curtidas e
compartilhadas?
Essa dúvida incentivou uma professora de língua portuguesa
a desenvolver uma proposta de leitura e análise crítica de memes com estudantes do ensino fundamental, na rede pública do
Distrito Federal, na cidade de Samambaia. “Percebi que muitos alunos e pais
estavam divulgando conteúdo sem saber o que havia por trás das palavras”,
relata a professora.
“O que antes era engraçado para os alunos passou a
ser visto com outros olhos”, afirma a professora. Para ela, que utilizou a
representação da criança em memes de
WhatsApp como material gerador das discussões em sala de aula, aguçar o olhar
sobre essas mensagens impacta diretamente a atitude de postar, curtir e
compartilhar conteúdos ao estimular o uso consciente da informação que circula
nas plataformas de mídia social.
Letramento político e midiático é um desafio
intergeracional. Em tempos de notícias falsas, de imagens manipuladas e de memes sendo usados como triunfo da verdade
de cada um, checagem de informação e interpretação de texto acabam se tomando
moedas valiosas.
Disponível em: https://unetas.com.br.Acesso em:
15 jan. 2024. (Adaptado.)
Questão
8
Ao abordar a relação dos memes com
a educação, a reportagem sustenta uma crítica à
A) falta de fiscalização no uso de
aplicativos de mensagens por crianças.
B) divulgação de informação manipulada em postagens virtuais.
C) utilização de ferramentas
digitais no trabalho educacional.
D) exploração de conteúdos
humorísticos nas mídias sociais.
E) propagação de mensagens com
objetivos políticos.
Questão
9
Segundo
o texto, os memes podem conter
A) piadas, reflexões políticas e
informações falsas.
B)
conteúdos políticos, mentirosos e midiáticos.
C)
elogios a postagens que são muito compartilhadas.
D)
mentiras políticas e traduções malfeitas de mensagens.
E)
curtidas ao que se considera a verdade de cada um.
Questão
10
Os
memes e as notícias falsas se
tornaram comuns, de acordo com o texto, no ambiente
A)
das escolas públicas.
B) das redes sociais.
C)
do ensino fundamental.
D)
do Distrito Federal.
E)
do WhatsApp das crianças.
Questão
11
Leia
a estrofe abaixo e faça o que se pede:
Dos
vícios já desligados
nos
pajés não crendo mais,
nem
suas danças rituais,
nem
seus mágicos cuidados.
ANCHIETA, J. de. O Auto de São Lourenço. Tradução de Walmir Ayala. Rio de Janeiro:
Ediouro, [s.d.]. p. 110.
Assinale
a afirmativa verdadeira, considerando a estrofe acima, pronunciada pelos
meninos índios em procissão.
A) Os meninos índios representam o
processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de
todo um empreendimento do qual participaram com igual empenho a Coroa
Portuguesa e a Companhia de Jesus.
B)
A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo
que se convencionou chamar de literatura informativa.
C)
Os meninos índios estão afirmando os valores de sua própria cultura, ao
mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
D)
Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens
atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
E)
Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida
pelos jesuítas, de quem querem libertar-se tão logo seja possível.
Questão
12
- Leia o texto, analise a figura e
responda à questão.
Há a propensão para uma forma que se abre em indeterminação de limites e imprecisão de contornos, apelando para os recursos da impressão sensorial, que não quer apenas conter a informação estética, mas sobretudo, comunicá-la sob um alto grau de tensão que transporte o receptor, o espectador, da simples esfera da plenitude intelectual e contemplativa para uma estesia mais franca e envolvente – mais do que isso, para o êxtase dos sentidos sugestionadamente acesos e livres.
ÁVILA,
A. O lúdico e as projeções do Barroco.
São Paulo: Perspectiva, 1980. p. 20.
ATAÍDE, M. C. Pintura do forro da
nave da Igreja de São Francisco de Assis, em Ouro Preto (MG).
Sobre o texto e a figura, é
correto afirmar que
A) o texto apresenta as principais
características do rococó e a figura refere-se à pintura do Barroco, principal movimento
artístico do período colonial brasileiro.
B) enquanto a figura representa a
arte colonial brasileira, o texto discorre sobre a projeção do barroco na arte concreta
e sua busca por um envolvimento mais efetivo e completo do espectador com a
obra.
C) não é possível afirmar que o
texto e a imagem estejam relacionados ao mesmo assunto, pois a figura é do Barroco
Mineiro, mas o texto trata do Barroco Baiano.
D) tanto o texto como a imagem
tratam da arte neoclássica no momento máximo de sua penetração na cultura brasileira
como um todo e não sobre algo específico.
E) o texto explicita as principais características da pintura barroca tal
qual foi praticada em Minas Gerais no século XVIII, muitas delas presentes na
obra de Manoel da Costa Ataíde.
-
Leia o texto para responder à questão.
Achando-se um braço
perdido do Menino Deus de Nossa Senhora das Maravilhas, que desacataram infiéis
na Sé da Bahia
O
todo sem a parte não é todo;
A
parte sem o todo não é parte;
Mas
se a parte o faz todo, sendo parte,
Não
as diga que é parte, sendo o todo.
Em
todo o Sacramento está Deus todo,
E
todo assiste inteiro em qualquer parte,
E
feito em partes todo em toda a parte,
Em
qualquer parte sempre fica todo.
O
braço de Jesus não seja parte,
Pois
que feito Jesus em partes todo,
Assiste
cada parte em sua parte.
Não
se sabendo parte deste todo,
Um
braço que lhe acharam, sendo parte,
Nos
diz as partes todas deste todo.
MATOS, G. de. Achando-se um braço perdido do
Menino Deus de Nossa Senhora das Maravilhas, que desacataram infiéis na Sé da
Bahia. In: WISNIK, J. M. (org.) Poemas
Escolhidos de Gregório de Matos. São Paulo: Companhia das Letras, 2010. p.
236.
Questão
13
Gregório
de Matos, conhecido como “Boca do Inferno”, tem uma vasta produção poética que
transita por diferentes temas e formatos. Considerando o texto transcrito, assinale
a alternativa que melhor expressa o tema do poema e sua relação com as
tendências do barroco literário: o “cultismo” e o “conceptismo”.
A) O poema reflete a onipresença divina
e o mistério da transubstanciação por meio de um raciocínio lógico (conceptismo)
e jogos de linguagem que exploram a relação entre parte e todo (cultismo).
B)
O poema exalta a simplicidade da fé cristã por meio de uma linguagem clara e
objetiva, sem jogos de palavras ou complexidade filosófica (conceptismo).
C)
O texto apresenta uma crítica social, denunciando a hipocrisia da Igreja
católica e das autoridades coloniais, característica marcante da obra de
Gregório de Matos.
D)
A obra expressa um sentimento romântico de saudade e nostalgia, explorando a
subjetividade e as emoções do eu lírico. O texto é, portanto, predominantemente
cultista.
E)
O poema se concentra na oposição entre o bem e o mal de maneira maniqueísta,
aproximando-se do conceptismo, sem recorrer a construções complexas ou jogos de
linguagem.
Questão
14
Observe a imagem para responder à
questão.
A pintura O juramento dos Horácios (1784), de Jacques-Louis David, é um ícone
do Neoclassicismo e representa um momento de sacrifício e dever patriótico
inspirado na lenda romana dos Horácios. A cena mostra três irmãos Horácios
jurando lealdade a Roma e prometendo lutar até a morte contra os Curiácios,
enquanto seu pai ergue as espadas em sinal de compromisso. No lado direito, as
mulheres da família expressam dor e resignação, destacando o contraste entre o
dever público e o sofrimento pessoal.
Jacques-Louis David tornou-se um
dos artistas preferidos de Napoleão durante o período da Revolução Francesa.
Pode-se dizer que o(s) aspecto(s)
da tela que melhor representam sua filiação à estética neoclássica é(são)
A) a composição caótica e
assimétrica, que reforça o dinamismo da cena.
B) a falta de influência da arte
clássica, evidenciada nas vestimentas modernas.
C) o forte jogo de luz e sombra.
D) a predominância de temas
religiosos e espirituais sobre os políticos.
E) a composição equilibrada e a ênfase na racionalidade e no heroísmo.
- Texto para as questões 15 e 16
Quem deixa o trato pastoril,
amado,
Pela ingrata, civil
correspondência,
Ou desconhece o rosto da
violência,
Ou do retiro a paz não tem
provado.
Que bem é ver nos campos,
transladado
No gênio do Pastor, o da inocência!
E que mal é no trato, e na
aparência
Ver sempre o cortesão dissimulado!
Ali respira Amor sinceridade;
Aqui sempre a traição seu rosto
encobre;
Um só trata a mentira, outro a
verdade.
Ali não há fortuna que soçobre;
Aqui quanto se observa é variedade:
Oh! ventura do rico! Oh! bem do
pobre!
COSTA,
C. M. da. [s.t.]. In: BARBOSA, F. (org.). Cinco
Séculos de Poesia: antologia da poesia clássica brasileira. São Paulo:
Landy, 2003.
Questão
15
Levando
em consideração os principais lemas utilizados na composição de textos árcades,
pode-se dizer que o que mais se destaca no soneto de Cláudio Manuel da Costa é
o
A)
carpe diem.
B)
locus amoenus.
C) fugere urbem.
D)
aurea mediocritas.
E)
inutilia truncat.
Questão
16
O
texto prevê razões possíveis para explicar uma suposta mudança de comportamento
do eu lírico. Tais razões são a(o)
A)
desejo de ascensão social e a busca por riqueza na cidade.
B) ignorância sobre a violência e a
falta de experiência com a paz do retiro.
C)
atração pelas aparências da vida urbana e repulsa aos costumes simples do
campo.
D)
valorização da variedade de experiências urbanas e ilusão de autenticidade no
convívio social da corte.
E)
ambição de reconhecimento social e afastamento das virtudes naturais da vida
campestre.
Questão 1
The cognitive benefits of
physical activity: Exploring the brain-exercise connection
April 16, 2024
Regular exercise can result in structural and functional
changes in the brain, such as the generation of new neurons in the hippocampus.
Additionally, chemical changes occur within the brain in response to exercise. Exercise
stimulates the release of neurotransmitters (i.e., chemicals that allow neurons
in our body to communicate with one another), like dopamine, serotonin, and
norepinephrine. These neurotransmitters can help to regulate our moods, control
our stress response, and generally impact on our overall emotional health.
Relatedly, exercise increases the production of brain-derived neurotrophic
factors.
Another way in which regular exercise can improve
our brain health and wellbeing is through the effect of exercise on
inflammation. Exercise has been shown to have anti-inflammatory effects, and
individuals with mental health disorders like anxiety and depression tend to
have elevated levels of inflammatory markers. Exercise can help reduce chronic
or excessive inflammation that can negatively impact mental health. Exercise
can also help regulate the body’s stress response by lowering cortisol levels
(the stress hormone). Likewise, exercise can promote resilience when
individuals face stressors. Finally, a more relaxed state of mind can promote
better sleep.
Disponível em: www.openaccessgovernment.org.
Considerando
o texto, o exercício físico pode interferir no desempenho cognitivo por
diversos motivos, dentre eles
A)
provoca um aumento e rejuvenescimento de células cerebrais.
B)
melhora a capacidade de controlar a quantidade de informações na memória.
C)
cura todas as doenças que envolvem as funções cognitivas.
D)
reduz o risco de quedas, sobretudo em indivíduos com prejuízo mental.
E) estimula a liberação dos
neurotransmissores, como dopamina, serotonina e norepinefrina.
Questão
2
Conforme mencionado no texto,
exercícios regulares podem gerar benefícios para nossa saúde e nosso bem-estar
cerebral. Entre esses benefícios estão a(o)
A) gasto calórico excessivo, mas
com redução da mobilidade.
B) cura total das lesões dos
músculos e das articulações.
C) liberação de hormônios que
impedem dores musculares e lesões.
D) alívio do estresse, a regulação do humor e a redução da inflamação
crônica.
E) prevenção de enfermidades
provocadas por bactérias.
Questão
3
We
can say from the text that exercise can improve brain health and wellbeing by
reducing
A)
blood pressure.
B) inflammation.
C)
muscle mass.
D)
heart rate.
E)
oxygen levels.
Questão
4
According to the text, exercise
helps reduce which of the following in the body?
A) Body temperature.
B) Cortisol levels.
C) Muscle fatigue.
D) Bone density.
E) Blood circulation.
Questão
5
In
the sentence “Likewise, exercise can promote resilience when individuals face
stressors. Finally, a more relaxed state of mind can promote better sleep”
(last paragraph), “likewise” could be replaced, with no change in meaning, by
A) correspondingly.
B)
reverse.
C)
contrariwise.
D)
in a good way.
E)
all in all.